Diocese de Santo André

Constituição Sinodal completa um ano

Um ano se passou desde aquela belíssima noite, de 6 de abril de 2018, no CENFORPE, em São Bernardo, onde mais de 2 mil pessoas receberam a Constituição Sinodal, documento que brotou do chão e do coração da Igreja de Santo André, repleto de fé e de esperanças.

De posse do documento, um novo desafio nos foi lançado: o de colocar em prática o 8º Plano Diocesano de Pastoral em busca da realização de nosso sonho missionário de chegar a todos. Até aqui, muitos já se empenharam e têm dado sua contribuição para que a prioridade pastoral eleita para o quinquênio 2018-2022: “Ser uma Igreja que fortaleça a Cultura e Espiritualidade do Acolhimento em permanente Ação Missionária”, oriente nossa ação pastoral evangelizadora.  

A criação e fortalecimento dos Conselhos vem se mostrando primordial para o bom andamento dos trabalhos. O CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) observando a realidade paroquial e considerando o 8º Plano de Pastoral, tem colaborado na decisão sobre quais ações propostas nos Itinerários são de maior relevância para a realidade paroquial, definindo como organizá-las e executá-las. O CRP (Conselho Regional de Pastoral) tem papel fundamental na formação e articulação para execução do 8º Plano nas paróquias de cada Região Pastoral. O CDP (Conselho Diocesano de Pastoral), por sua vez, auxilia nos encaminhamentos necessários para o desencadeamento dos oito Itinerários propostos no 8º Plano Diocesano de Pastoral. Várias ações já foram desencadeadas pelas pastorais, por meio de encontros formativos e de reflexão.

Testemunhamos neste ano uma motivação por parte de toda Igreja do Grande ABC. O povo de Deus tem respondido às propostas que lhes são apresentadas. Fica mais uma vez o convite: “Avançar para águas mais profundas! ” (Lc 5,4). Temos muito trabalho a fazer! Conclamamos a todos que permaneçam firmes no caminho, movidos pelo desejo de realizar o nosso sonho de chegar e acolher a todos.

*

Entrega ao Papa

Dom Pedro entregou na Quarta-Feira de Cinzas deste ano, em 06/03/2019 o documento diocesano da Constituição Sinodal ao Papa Francisco, durante audiência pública com a participação do povo e dos bispos em Roma. “Que essa visita possa nos ajudar na busca de maior unidade entre nós e com toda a Igreja, principalmente com o Magistério do Papa Francisco. Que Deus abençoe”.

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025