Em Santo André, Corpus Christi expressa solidariedade e clama por conversão

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Cerca de 1,5 mil pessoas acompanharam na manhã desta quinta-feira Missa Regional na Praça do Carmo, em frente a Catedral

Mantendo a tradição e demonstrando unidade, as doze paróquias da Região Santo André – Centro da Diocese de Santo André promoveram na manhã desta quinta-feira (20/06) mais uma edição da Missa Regional de Corpus Christi. A solenidade foi presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, em frente a Catedral Nossa Senhora do Carmo para um público de cerca de 1,5 mil pessoas, no Centro andreense.

“A Eucaristia nos convida a uma conversão profunda para termos uma vida eucarística, uma vida doada como a de Jesus para os irmãos. Por isso celebramos a Eucaristia, por isso comungamos para partilhamos o pão. Essa multiplicação dos pães que Jesus faz é um símbolo, um sinal da eucaristia e da vida do Reino de Deus, que é vivida por aqueles que comem deste pão”, enfatiza Dom Pedro, durante a homilia, em que também relembrou para os fiéis rezarem pelas vocações sacerdotais e por aqueles que presidem a eucaristia e consagram o pão e o vinho.

“Como é bonita a nossa igreja. Como devemos amar a nossa igreja. Porque só em nossa igreja existe a Eucaristia. A segunda leitura nos mostra São Paulo escrevendo esse texto, o mais antigo testemunho sobre a instituição da Eucaristia. Jesus disse: ‘Fazei isto em memória de mim. Pão e o vinho que é o seu corpo doado, seu sangue derramado. Mistério de fé, que faz a igreja e que é fonte de vida solidaria”, reflete o bispo, sobre a importância sobre o sacramento central da igreja.

Ele também pediu ao público para eu direcione orações ao bispo emérito da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, que completará 55 anos de ordenação presbiteral no dia 28 de junho.

Procissão e missa

Antes da festa que celebra o Corpo e o Sangue de Cristo, os paroquianos das igrejas acordaram cedo para acompanharem o itinerário da procissão, de suas respectivas paróquias rumo a Igreja Mãe, seguindo Jesus Eucarístico com cânticos de adoração pelas ruas dos bairros próximos a região central.

Por volta das 8h30, Dom Pedro deu início a caminhada solene com as paróquias Santa Rita de Cássia, Jesus Bom Pastor e São José Operário, que percorreram toda a extensão da Avenida Portugal. Pelo trajeto encontraram os fiéis das igrejas Nossa Senhora das Dores, Santa Luzia e São Carlos Borromeu, Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio. Já próximo as imediações da Catedral, se uniram as paróquias Nossa Senhora do Paraíso, Sagrado Coração de Jesus, São Judas Tadeu, Igreja Matriz de Santo André e a própria igreja anfitriã da celebração.

A solenidade teve início as 10h com a adoração ao Santíssimo Sacramento. Um dos pontos altos foi o grande número de famílias na festa religiosa, deixando o ambiente mais harmonioso e num clima de confraternização para a chegada da comunhão, o verdadeiro sentido de todos estarem ali para se alimentarem do Corpo de Cristo, o sacramento da eucaristia.

Ao final, aproximadamente 4,5 mil pães foram abençoados pelo bispo diocesano e entregues ao povo, num gesto de solidariedade e união, como Jesus promoveu na Santa Ceia com os doze apóstolos, ao repartir o pão e instituir a Eucaristia.

A missa teve participação do Setor Inclusão, por meio das coordenadoras Mariana e Luísa, que interpretaram a linguagem brasileira de sinais – Libras – para o público presente.

Mais amor e paz

Ao lado do filho Diego, 3 anos, e Jair 11 anos, que é coroinha da Paróquia São José Operário, Lindaura Soares de Oliveira, 36 anos, participa pelo segundo ano da procissão e espera que a Festa de Corpus Christi inspire o mundo a ter mais paz. “Sinto pureza no coração. Peço que Jesus traga mais amor para as pessoas”, revela a berçarista.

“Participo todo ano do Corpus Christi. É uma homenagem ao Corpo de Cristo. Estamos louvando e representando Ele nesta procissão”, afirma a aposentada Maria da Conceição dos Santos, 66 anos, que frequenta as missas na Paróquia Jesus Bom Pastor.

“Quando penso Nele sinto uma sensação muito forte. É um momento de celebrar Jesus como homem e puro como Deus”, conta o cerimoniário Diogo Rabi, 14 anos, que integra a Paróquia Santa Rita de Cássia.

Demais missas

Em Ribeirão Pires, as paróquias da cidade se uniram para participar da celebração no Centro Cultural Ayrton Senna, as 9h. Em Rio Grande da Serra, a missa acontece as 15h, na Igreja Matriz – Paróquia São Sebastião. Já em São Caetano, a celebração ocorrerá no período da tarde, as 16h, na Igreja Matriz – Paróquia Sagrada Família, no Centro da cidade.

Já nas cidades de São Bernardo, Mauá e Diadema, todas as paróquias realizam as solenidades de Corpus Christi, em suas próprias localidades.