Manhã de Espiritualidade reuniu sacerdotes das sete cidades do Grande ABC em momentos de formação, reflexão e adoração ao Santíssimo
Instituído por São João Paulo II, em 1995, o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero foi celebrado na sexta-feira (28/06), data em que a Igreja também recorda a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. A Manhã de Espiritualidade com os padres das dez regiões pastorais ocorreu em capela de Ribeirão Pires, que leva o nome da festa comemorada neste dia.
O bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Ipiranga, Dom José Roberto Fortes Palau, ministrou a formação, que priorizou a vocação sacerdotal; o sacerdote, homem da experiência de Deus; a missionariedade do padre; a necessidade da oração; os benefícios de uma vida simples; a fraternidade e o caminho para a santidade.
“É uma oportunidade de reavivar uma série de coisas que os próprios padres já sabem, aprenderam durante o tempo de formação no seminário, mas que com o passar do tempo, com a correria que é a vida sacerdotal, por vezes é preciso retomá-las. Um momento como esse é pra justamente refletir sobre esses valores que são tão fundamentais para a vida do sacerdote”, avalia Dom José Roberto, que completou 5 anos de episcopado no último dia 21 de junho.
De acordo com o bispo, o presbítero precisa estar com saúde mental, física e espiritual em dia para que a comunidade caminhe com harmonia.
“O padre motivado se refletirá na paróquia, porque ele também vai transmitir essa alegria, esse amor a Cristo aos paroquianos. Então é fundamental que os padres estejam bem. O padre que está à frente de uma paróquia é o líder de um povo. Por isso a importância de ter uma vida espiritual consistente para ajudar o povo”, sintetiza.
Em seguida, o bispo diocesano Dom Pedro conduziu o momento de Adoração ao Santíssimo.
“Jesus presente nesta eucaristia, consagrado em cada um dos padres, Vós que vive em nossas comunidades, por intermédio do ministério de cada um dos padres da nossa diocese. Para alimentar nosso povo, para tornar-se cruz, para tornar-se força divina e santificação do nosso povo”, elucida.
Dom Pedro prosseguiu a reflexão:
“Sejam santificados pela presença da celebração eucarística, sejam santificados pela celebração do mistério da penitência, sejam também reavivados na fé pela celebração do sacramento do batismo, sejam reavivados em cada momento. Jesus, fortaleça cada um de vocês, padres, para que não desanimem e sejam perseverantes, sempre”, complementa.
Um almoço preparado pela comunidade da Capela Sagrado Coração de Jesus encerrou o encontro numa grande confraternização.