Diocese de Santo André

Dom Nelson 80 anos: coração transbordando de alegria e gratidão

Uma noite inesquecível para ficar guardada na memória e no coração daquele que foi escolhido para servir a Deus e aos irmãos e irmãs. Diante de aproximadamente 650 pessoas que lotaram a Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense, o bispo emérito da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, scj, comemorou as oito décadas de vida nesta quarta (11/09), dizendo “que seu coração transbordava de alegria e gratidão por todos e todas para celebrar a eucaristia, a melhor Ação de Graças que podemos render ao Senhor da Vida”.

“Gostaria de agradecer pela graça da vida recebida há 80 anos e pela vida da graça, recebida no dia do meu batismo, em 5 de novembro de 1939. Que as graças recebidas até os dias de hoje nos ajudem a continuar a nossa dedicação na fé, na esperança e no amor, colocando a nossa vida e vocação a serviço de Deus e a serviço dos irmãos e das irmãs”, reflete Dom Nelson, que não escondeu a emoção quando os discursos promoveram uma retrospectiva na mente do homenageado.

“Mesmo com suas funções na igreja, continuou essa pessoa simples e uma estrela de primeira grandeza para nossa família”, recorda um dos irmãos presentes, Nestor Westrupp; o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini disse que “é um momento de comunhão e de festa da família diocesana”; Pe. Roberto Alves Marangon relembrou os tempos de vigário-geral durante o episcopado de Dom Nelson “o amor expresso no olhar e na ternura do coração de pai e pastor”.

À frente da Igreja Católica no Grande ABC durante 12 anos (2003 a 2015), Dom Nelson saudou e agradeceu as presenças de dez bispos, amigos de caminhada; cerca de cem padres das dioceses de Santo André e São José dos Campos, em grande parte ordenados por ele; diáconos permanentes, seminaristas, representantes de pastorais e movimentos da Igreja Católica,  religiosos e religiosas consagradas, leigos e leigas, além de familiares e amigos que viajaram de Santa Catarina, mais precisamente de Joinville, Brusque, Balneário Camboriú e Imaruí (sua terra natal) para prestigiar esse momento. Autoridades públicas também estiveram presentes como o prefeito de Santo André, Paulo Serra, e o vice-prefeito Luiz Zacarias, além dos vereadores Pedrinho Botaro (Santo André), Jorge Araújo (São Bernardo) e Manoel Lopes (Mauá).

*

Lançamento da biografia

Antes da benção final, a biografia de Dom Nelson, intitulada “Miudezas da Vida”, foi lançada oficialmente. De autoria de Maurinea Santos, que trabalha com o bispo há mais de 20 anos, e publicado pela Editora Vozes, o livro estará à disposição do público pelo contato de WhatsApp 97369-5007, na Livraria Paulus e demais pontos de venda que serão divulgados em breve. “Quando escrevemos um livro, o objetivo é saber qual impacto terá na vida das pessoas. O endereço principal de um livro é o leitor, razão de existir um livro”, frisa Maurinea, ao confidenciar que a ideia surgiu a partir da sugestão de duas amigas, Elaine Venciguerra e Edna Tiemi Yamanashi, quando voltavam de uma missa dominical, em outubro de 2018. Ambas homenagearam Dom Nelson com a entrega do primeiro exemplar e de um vaso com amor-perfeito, flores preferidas de Dom Nelson.

*

Presenças ilustres

Amigo do aniversariante desde os tempos de seminarista, o arcebispo de São Salvador (BA) e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, enfatizou que Dom Nelson é um homem de igreja e sempre está pronto para atender as necessidades do povo de Deus. “O que admiro nele é que manteve a simplicidade. Títulos, cargos não fizeram um Dom Nelson diferente daquele que conheci quando seminarista, mostrando que o foco dele é o ministério que a igreja lhe pede”, conta.

Além dele, estiveram presentes Dom Pedro Carlos Cipollini  (bispo da Diocese de Santo André), Dom Pedro Luiz Stringhini (bispo da Diocese de Mogi das Cruzes e presidente do Regional Sul 1 da CNBB); Dom José Roberto Palau (bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga), representando o arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, Dom Odilo Scherer; Dom Luiz Carlos Dias (bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Belém); Dom Moacir Silva (arcebispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto); Dom Carmo Rhoden (bispo emérito da Diocese de Taubaté); Dom Fernando Legal (bispo emérito da Diocese de São Miguel Paulista); Dom João Bosco (bispo da Diocese de Osasco) e Dom Luiz Antônio Guedes (bispo da Diocese de Campo Limpo).

 

Fotos de Elaine Venciguerra

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”