Diocese de Santo André

Saiba o que é e quem participa do Sínodo da Amazônia

Após a oração mariana do Angelus, o Papa Francisco anunciou no dia 15 de outubro de 2017, a convocação de um Sínodo Especial para a Amazônia. A partir dali, teve início um processo de escuta sinodal que começou na própria Região Amazônica, mediante sua visita a Puerto Maldonado, no Peru, em 19 de janeiro de 2018.

Entenda o Sínodo

O Sínodo é uma reunião convocada pelo Papa a cada quatro anos reunindo no Vaticano uma parcela dos bispos do mundo inteiro. Estes são chamados de Sínodos Ordinários.

Se sentir necessidade de estudar um assunto ou uma realidade com mais profundidade, o Papa também pode convocar Sínodos extraordinários, como aconteceu com o Sínodo dos Bispos sobre a Família, em outubro de 2015.

Não podemos confundir com um Concílio Ecumênico, por exemplo, que é quando o Pontífice reúne todos os bispos da Igreja. No Concílio Ecumênico, reunião dos bispos da Igreja Católica com o Papa, são definidas as questões fundamentais da vida da Igreja. O último foi o Concílio Vaticano II convocado pelo Papa João XXIII, que durou de 1962 até 1965.

Quem participa

Além do Papa, participam do Sínodo os bispos eleitos representantes episcopais pelas suas respectivas conferências episcopais e que tenham as indicações aprovadas pelo pontífice.

O Sínodo da Amazônia reunirá nove países que compõem a região Pan-Amazônica (Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa) e cerca de 120 bispos dessas regiões.

Nomeado pelo Papa Francisco, o cardeal Dom Cláudio Hummes é o relator-geral do Sínodo da Amazônia.

Documento Preparatório

O Sínodo sempre possui um instrumento de trabalho ou documento preparatório, feito por uma equipe de assessores e aprovado pelo Vaticano. O Documento Preparatório é composto por um texto-base, que oferece uma análise da conjuntura atual da situação em discussão e aponta percursos e novos caminhos para a Igreja nesse contexto.

Após a realização do Sínodo é publicado um Documento do Papa Francisco, como por exemplo a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia, sobre o amor na família.

Fontes: A12.com; Instrumentum Laboris – Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral e HUMMES, Cláudio. Sínodo para a Amazônia: São Paulo: Paulus, 2019. Coleção Comunidade e Missão.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 11/02/2026

“Trabalho marcado pela escuta e pelo diálogo”: Pe. João Paulo, CSsR, toma posse no Jardim Zaíra

Diocese de Santo André ordena nove diáconos permanentes neste sábado

“Venho como operário da messe”: Padre Max assume como pároco da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra

LIBERDADE RELIGIOSA

Paróquia São Felipe Apóstolo acolhe Pe. Ernane Marinho, SIA, como administrador paroquial

Pastorais e movimentos refletem sobre os eixos do 9º Plano Diocesano de Pastoral

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Com reflexão sobre justiça e misericórdia, Tribunal Eclesiástico inicia Ano Judiciário

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal