Pastoral da Saúde promoveu palestra de formação diocesana destacando a relação dos agentes com famílias em sofrimento e ações para prevenção ao suicídio
Como parte das ações em prol do Setembro Amarelo, a Pastoral da Saúde da Diocese de Santo André promoveu mais um Encontro de Formação na manhã de sábado (14/09), com a palestra “Como lidar com a perda nas visitas”, em atividade realizada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Curuçá, em Santo André.
A psicóloga Margarete Lino Fonseca destacou pontos sobre a postura dos agentes pastorais na relação com as famílias e ações de prevenção ao suicídio, em muitos casos identificados através do diálogo e aproximação entre as pessoas.
“O suicídio as vezes é velado e não conseguimos perceber o que acontece com a pessoa. Temos que começar a ir ao encontro do outro, a acolher mais, entender que as necessidades do outro são parecidas com as minhas. Ter misericórdia e uma espiritualidade que aproxime”, explica Margarete, ao mencionar que o quadro de depressão muitas vezes é identificado com esse olhar de acolhida.
“Nesta palestra trabalhamos a questão do luto, de quem já perdeu alguém, mas também para prevenir a perda. Por isso temos que tirar esse olhar centralizador e enxergar o nós, perceber o sofrimento do próximo, das pessoas que estão muito silenciosas e isoladas. Despertar o sentimento para o acolhimento. Amar o teu próximo como Jesus ensinou”, comenta.
*
Perseverança na missão
O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini também esteve presente ao encontro. “Quem age na Pastoral da Saúde se torna os braços e as próprias pernas do próprio Cristo, naquele momento de sofrimento das pessoas. Porque Jesus quer que nós apareçamos no seu lugar para mostrar o amor de Deus para os que sofrem”, pontua.
Segundo ele, a caminhada de formar os agentes e dinamizar a atuação pastoral se torna mais necessária em vista da desvalorização da vida humana no mundo de hoje. “Não desanimem, perseverem na missão”, frisa Dom Pedro, ao relembrar quando criança acompanhava sua mãe na Pastoral da Saúde. “Fazia visitas e voltava animada, feliz”, recorda.
O assessor diocesano da Pastoral da Saúde, Pe. Vanderlei Ribeiro, realizou a oração de encerramento. Mais informações sobre como participar das atividades da Pastoral nos telefones:4479-0899 ou 4121-5348.