São Jerônimo, doutor da Igreja

“Quem ignora a Sagrada Escritura, ignora ao próprio Jesus Cristo” (São Jerônimo)“Quem ignora a Sagrada Escritura, ignora ao próprio Jesus Cristo” (São Jerônimo)

No último dia de setembro, a Igreja faz memória ao santo que motivou a nomeação deste mês como “mês da Bíblia”. Trata-se de São Jerônimo, doutor da Igreja, nascido em 340 na Dalmácia (leste europeu) e ordenado sacerdote em 379.

Amante dos textos e estudioso dedicado, à época de sua ordenação acompanhou o Bispo Paulino a um concílio regional em Roma e foi apresentado ao Papa Dâmaso como profundo conhecedor das línguas bíblicas. Assim, poucos anos após sua ordenação, Jerônimo foi nomeado secretário do papa e lhe foi conferida a tarefa de revisar uma tradução dos Evangelhos em latim.

Com o propósito de compreender as escrituras, São Jerônimo estudou as línguas originais e, dedicando longas horas de comparação entre os textos em grego e hebraico, chegou à tradução em língua latina.

Além dessa imensa responsabilidade de traduzir a Palavra de Deus, Jerônimo contribuiu com inúmeros textos e prefácios sobre os livros bíblicos. Essa característica nos leva a refletir sobre a força do testemunho daqueles que se dedicam com autenticidade à missão confiada por Deus, pois os estudos de São Jerônimo ecoam ainda hoje na vida de cada um que se envolve no conhecimento das Sagradas Escrituras.

Em 386, após a morte do papa Dâmaso, esse valoroso exegeta saiu de Roma e passou a viver em Belém, em uma gruta no subsolo da Basílica da Natividade, ou seja, muito próximo à gruta onde nasceu Jesus. Ali seguiu com seus estudos até sua morte, em 30 de setembro de 420.

Por seu testemunho eficaz, desde 1971, a Igreja no Brasil dedica todo o mês de setembro à Bíblia, e promove diversas atividades que nos fazem aprofundar na experiência de fé e ciência da Palavra de Deus.

Hoje temos acesso à Bíblia em vários idiomas de maneira mais fácil, e sabemos a importância de seus 73 livros (essa divisão é posterior a São Jerônimo) como pilar da nossa vida de fé, mas houve, no início dessa acessibilidade, um homem que, com responsabilidade e comprometimento, entregou a vida para a missão de fazer a Sagrada Escritura chegar a mais e mais pessoas.

Concluindo o mês da Bíblia, o desejo que inflama o coração é o de sermos fiéis a exemplo de santos como Jerônimo. Que busquemos incessantemente a vontade de Deus e que sejamos responsáveis nas missões que o Senhor nos confia. A Sagrada Escritura, que é viva e eficaz, seja nosso amparo e fortaleza.

São Jerônimo, rogai por nós.

Clique aqui, e assista um vídeo que fala um pouco mais sobre a vida de São Jerônimo.

Artigo desenvolvido por Thiele Piotto