Diocese de Santo André

São Jerônimo, doutor da Igreja

“Quem ignora a Sagrada Escritura, ignora ao próprio Jesus Cristo” (São Jerônimo)“Quem ignora a Sagrada Escritura, ignora ao próprio Jesus Cristo” (São Jerônimo)

No último dia de setembro, a Igreja faz memória ao santo que motivou a nomeação deste mês como “mês da Bíblia”. Trata-se de São Jerônimo, doutor da Igreja, nascido em 340 na Dalmácia (leste europeu) e ordenado sacerdote em 379.

Amante dos textos e estudioso dedicado, à época de sua ordenação acompanhou o Bispo Paulino a um concílio regional em Roma e foi apresentado ao Papa Dâmaso como profundo conhecedor das línguas bíblicas. Assim, poucos anos após sua ordenação, Jerônimo foi nomeado secretário do papa e lhe foi conferida a tarefa de revisar uma tradução dos Evangelhos em latim.

Com o propósito de compreender as escrituras, São Jerônimo estudou as línguas originais e, dedicando longas horas de comparação entre os textos em grego e hebraico, chegou à tradução em língua latina.

Além dessa imensa responsabilidade de traduzir a Palavra de Deus, Jerônimo contribuiu com inúmeros textos e prefácios sobre os livros bíblicos. Essa característica nos leva a refletir sobre a força do testemunho daqueles que se dedicam com autenticidade à missão confiada por Deus, pois os estudos de São Jerônimo ecoam ainda hoje na vida de cada um que se envolve no conhecimento das Sagradas Escrituras.

Em 386, após a morte do papa Dâmaso, esse valoroso exegeta saiu de Roma e passou a viver em Belém, em uma gruta no subsolo da Basílica da Natividade, ou seja, muito próximo à gruta onde nasceu Jesus. Ali seguiu com seus estudos até sua morte, em 30 de setembro de 420.

Por seu testemunho eficaz, desde 1971, a Igreja no Brasil dedica todo o mês de setembro à Bíblia, e promove diversas atividades que nos fazem aprofundar na experiência de fé e ciência da Palavra de Deus.

Hoje temos acesso à Bíblia em vários idiomas de maneira mais fácil, e sabemos a importância de seus 73 livros (essa divisão é posterior a São Jerônimo) como pilar da nossa vida de fé, mas houve, no início dessa acessibilidade, um homem que, com responsabilidade e comprometimento, entregou a vida para a missão de fazer a Sagrada Escritura chegar a mais e mais pessoas.

Concluindo o mês da Bíblia, o desejo que inflama o coração é o de sermos fiéis a exemplo de santos como Jerônimo. Que busquemos incessantemente a vontade de Deus e que sejamos responsáveis nas missões que o Senhor nos confia. A Sagrada Escritura, que é viva e eficaz, seja nosso amparo e fortaleza.

São Jerônimo, rogai por nós.

Clique aqui, e assista um vídeo que fala um pouco mais sobre a vida de São Jerônimo.

Artigo desenvolvido por Thiele Piotto

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO