Diocese de Santo André

Diocese integra Encontro Estadual da Campanha da Fraternidade 2020

Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), ocorreu o Encontro Estadual da Campanha da Fraternidade de 2020, cujo tema é Fraternidade e vida: dom e compromisso e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).

Tratou-se de um Encontro de todas as Dioceses do Estado de São Paulo. Nossa Diocese se fez representada por alguns dos membros da Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade: Pe. Frei Geraldo do Santos; Maria Aparecida Lombardo dos Santos; Rosangela Salvato dos Reis e Maria Cecília de Araújo. Além da presença de Jerry Adriano Villanova Chacon, representando a Comissão Teológica da Diocese.

O encontro contou com a presença do bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e referencial da CF, Dom Eduardo Vieira dos Santos, que fez a abertura dos trabalhos. O assessor estadual Pe. Antônio Carlos Frizzo falou sobre as éticas que movem os personagens da parábola do Bom Samaritano (o ladrão, as pessoas que mudam de rota para não ajudar o homem caído e o samaritano, paradigma do Cristo) para introduzir a reflexão geral sobre a CF.

Durante o segundo dia de encontro contou-se com a assessoria do Pe. Danilo Vitor Pena, do clero da Arquidiocese de Curitiba (PR), que destacou a necessidade do cuidado com o próximo como pista pastoral de trabalho. Ele fez uma apresentação muito clara e lúcida mostrando o papel que a campanha se propõe nas perspectivas de experiências de proximidade e superação de uma “globalização da indiferença” para uma “revolução do cuidado”, isso mediado pela parábola do Bom Samaritano que “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34) e do eloquente testemunho de Santa Dulce dos Pobres, que esteve também presente em toda a reflexão, assim como ocorre nos textos inspiradores propostos pela CNBB ( Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no texto-base. O Anjo Bom, Santa Dulce, deve ser na próxima campanha patrona e inspiradora de ações individuais e comunitárias.

Como parte de uma análise prática do cuidado, o Pe. Lício Araújo Vale, da Diocese de São Miguel Paulista (SP), desenvolveu uma palestra rápida sobre como identificar casos de transtorno mental e suicídio que tem marcado nossa sociedade e que demandam respostas sociais. O secretário executivo, Antônio Evangelista, focou em mais algumas propostas que poderão tornar a CF uma rota de vida no próximo ano. Começando em casa, no diálogo franco, sempre focando em esperança e soluções, não apenas em problemas. Precisamos desenvolver uma escuta qualificada.

Agora é se preparar como diocese para bem vivermos esse período tão rico de conversão assumindo o compromisso de fazer da Campanha da Fraternidade um organismo de unidade entre a Igreja no Brasil e um serviço em busca do bem comum e a respeito do diálogo.

*Com informações e texto de Jerry Adriano Villanova Chacon  

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO