Diocese de Santo André

Dia do Conselheiro Tutelar: pelos direitos da criança e do adolescente

O Dia do Conselheiro Tutelar é celebrado em 18 de novembro. Instituída por meio da Lei Federal 11622/2007, a data tem como objetivo reforçar o papel dos conselheiros tutelares no atendimento aos pais e responsáveis de crianças e adolescentes diante de supostas situações de violação de direitos.
A função de Conselheiro Tutelar foi criada em julho de 1990, juntamente com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), e preza pela proteção e garantia dos direitos dos menores segundo o seu Estatuto. O Conselho Tutelar começa a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsável, ou em razão de sua própria conduta. Além disso, o conselheiro eleito deve atuar também na defesa de políticas públicas que beneficiem as crianças e adolescentes e promovam a igualdade social, além de fiscalizar denúncias contra o trabalho infantil.

Em sintonia com o trabalho dos conselheiros tutelares, a Pastoral do Menor na Diocese de Santo André atua junto à sociedade e ao poder público, buscando promover e garantir o direito à cidadania, defesa da vida da criança e do adolescente desrespeitados em seus direitos fundamentais.
O assessor diocesano da Pastoral do Menor, Pe. Leandro Alves Figueredo, parabeniza os conselheiros tutelares e diz que a função é revestida de enorme relevância na garantia e defesa dos direitos fundamentais. “O conselheiro tutelar atua como um elo entre as crianças, adolescentes e as famílias, justamente na mediação de conflitos e buscando as soluções que garantam uma vida digna”, comenta.

Segundo Pe. Leandro, através da evangelização e da educação, o objetivo é melhorar as condições de vida deste seguimento social, com ações e decisões, respeitando e valorizando as necessidades de cada criança e jovem. “Sempre reforço a importância dessa parceria entre a Pastoral do Menor e o Conselho Tutelar, auxiliando nesse trabalho de inclusão das crianças e adolescentes, bem como na mediação de conflitos”, frisa.

Sobre a Pastoral do Menor
A Pastoral do Menor atua no Grande ABC desde meados das décadas de 1970 e 1980 (por meio de dois núcleos, as irmãs de São Caetano e o padre Enzo, de Santo André). O assessor diocesano é o Pe. Leandro Alves Figueredo e a coordenadora diocesana é Maria Keiko. Para conhecer o trabalho e participar da Pastoral do Menor na Diocese de Santo André, os agentes se reúnem sempre na primeira segunda-feira de cada mês. Para mais informações sobre local e horário, os interessados podem ligar no Centro de Pastoral: 4469-2077.
Ajude a divulgar os trabalhos pastorais, por meio do site e os contatos nas mídias sociais:

– https://www.facebook.com/pastoraldomenordiocesesa/

– https://pamennacional.org/sobre/

– https://www.facebook.com/jeda.sp/

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco