Diocese de Santo André

Centenária Capela Santo Antônio reabre as portas para o povo

A centenária e histórica Capela Santo Antônio reabriu oficialmente as portas para o povo de Deus em celebração realizada na noite de sábado (23/11), no Bairro dos Casa, em São Bernardo. O badalar dos sinos deu início à missa presidida pelo pároco Pe. Antônio Fernandes Nascimento, contando com a presença de fiéis, amigos e colaboradores que lotaram o espaço de fé.
Também estiveram presentes a Família Casa, tradicional na região, e o jornalista e historiador Ademir Medici (Coluna Memória – Diário do Grande ABC).

Após a celebração, uma confraternização reuniu todos os presentes na praça de alimentação montada pela comunidade durante a noite. As comemorações prosseguiram durante o domingo. Faça uma visita e participe das celebrações. O endereço da capela é Rua Leonardo Martins Neto, 1 – ao lado da Paróquia São Benedito, na cidade são-bernardense. Mais informações pelo telefone: 4109-2287.

História

A Capela Santo Antônio se confunde com a história da família Casa. Luiz Casa trouxe uma imagem de Santo Antônio da Itália e junto com seus familiares construíram a Capela, inaugurada em 9 de junho de 1900 e tombada pelo COMPAHC-SBC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo), por lei municipal de 1984 e decreto de 1987. Por volta de 1925, a Capela desabou, mas os fiéis se organizaram e construíram outra Capela no local, durante a década de 1930.

Reforma e revitalização

No dia 11 de março de 2017, o espaço foi reaberto para celebrações, através da Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, concelebrada pelo pároco anfitrião, Pe. Antônio Fernandes Nascimento; pelo assessor da Comissão para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Santo André (COBECISA), Pe. Paulo Afonso, e pelo Pe. José Aguirre.
“Daí fizemos uma cerimônia para iniciar o funcionamento. Depois que recebemos a autorização da prefeitura para reformar, fizemos as intervenções necessárias. Intervimos no telhado, na fiação, nas luminárias e melhoramos as paredes, bem como pintura interna e externa”, recorda Pe. Antônio.

De acordo com o depoimento da agente da Pascom da Paróquia São Benedito, Tirzah Vitorino, “após a chegada do Pe. Fernandes e observando o estado em que estava a capela, decidiu juntamente com os fiéis, por meio de doações, trabalhar na limpeza, pintura e telhado. Diante disso foi feita a reabertura da Capela Santo Antônio para realização de missas. Após esse tempo ocorria uma celebração da família todo mês, o terço dos homens, o grupo de jovens. Enfim, tudo começou a ser realizado. Porém, a estrutura apresentava sinais de precariedade. Então, o padre passou a solicitação para a prefeitura, a fim da reforma ser realizada, mas preservando a identidade do local, mesma telha, pintura igual e o mesmo modelo (pelo motivo de a capela ser tombada como patrimônio histórico e cultural)”, conta.

Compartilhe:

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor