Vicariato para a Caridade Social realiza 1ª Assembleia em maio

O Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André foi criado oficialmente no dia 30 de novembro, durante a Solenidade de Santo André Apóstolo. E os preparativos já começaram para a realização da 1ª Assembleia Diocesana que acontecerá no dia 30 de maio de 2020. O local e horário serão definidos em breve.

A iniciativa é fruto do Sínodo Diocesano, que originou os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral. O objetivo do Vicariato da Caridade é reunir as diversas expressões do serviço de caridade nas sete cidades da região (paróquias, pastorais sociais, movimentos, leigos, congregações e instituições), numa instância de comunhão e articulação com rosto verdadeiramente eclesial para uma continua requalificação evangélica e técnica do trabalho a serviço da vida plena para todos. Acompanhe a entrevista com o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke, sobre os próximos passos:

Qual o principal objetivo do Vicariato Episcopal para a Caridade Social neste início de ano?
O Vicariato para a Caridade foi criado no dia 30 de novembro. Ainda estamos no início, mas o primeiro objetivo vai ser organizar uma equipe de trabalho para elaboração do processo de fazer conhecido o Vicariato em todo o território diocesano e, ao mesmo tempo, começarmos um processo de cadastramento no Vicariato Episcopal para a Caridade Social. Vamos fazer esse cadastro, tanto das pessoas que desejam ser voluntárias e se colocar à disposição, quanto dos grupos, indivíduos, instituições que já realizam esse trabalho da caridade social. Então, nesse processo de cadastramento também faremos conhecido o próprio Vicariato, iniciando um trabalho de pesquisa visando a preparação da 1ª Assembleia Diocesana do Vicariato Episcopal para a Caridade Social.

Quais atividades previstas para o primeiro semestre?
Além do processo de cadastramento, que é o primeiro passo para a preparação da Assembleia, a própria Assembleia Diocesana será um marco importante e fundamental no prosseguimento desse trabalho que foi iniciado com a própria criação do Vicariato. Na Assembleia vamos convocar  as diversas expressões de trabalho social que existem na diocese, seja indivíduos cristãos que realizam esse trabalho, de maneira espontânea, seguindo a sua própria consciência, o seu próprio engajamento; os grupos que estão inseridos em nossa comunidades paroquiais; as pastorais sociais, da Criança, do Idoso; os movimentos como os Vicentinos; e por fim, as instituições, sejam ligadas às paróquias, congregações religiosas e, a partir desse momento da Assembleia, nós traçaremos as linhas fundamentais para o trabalho que seguirá. Daí para frente elegeremos o conselho diocesano do Vicariato. Então é um momento muito importante do trabalho neste primeiro semestre que será voltado para a preparação e realização dessa Assembleia.

Como as paróquias, fiéis, congregações e institutos podem contribuir com os trabalhos do Vicariato?
As paróquias, as congregações e os fiéis, de forma geral, que gostariam de contribuir com o Vicariato poderão, a partir da segunda semana de fevereiro, realizar a inscrição no site da Diocese de Santo André. Ao mesmo tempo, nós precisamos de ajuda para divulgar a existência e o trabalho do Vicariato. Então contamos com aqueles que podem falar desse trabalho. Levar ao conhecimento de outras entidades não católicas, também, de agentes que estão na comunidade, a fim de que possamos articular esse trabalho em rede. Estamos realizando o trabalho de mapeamento. Se conhecerem realidades onde existem muitas carências, emergentes de pobreza em todas as suas manifestações, as periferias existenciais como diz o Papa Francisco, levem as informações ao conhecimento do Vicariato.
Podem nos procurar na Cúria Diocesana, na Praça do Carmo, nº 36, no Centro de Santo André e, a partir da segunda semana de fevereiro, disponibilizaremos os contatos e todo o material do Vicariato para divulgação, através de pequenos vídeos e distribuição de folder informativo. Mais informações no telefone: 4469-2077.