Acolher o projeto de Deus é compromisso da vida consagrada

No dia em que a Igreja Católica comemorou a Festa da Luz e Apresentação de Jesus, a Missa em Ação de Graças pelo XXIV Dia Mundial da Vida Consagrada na Diocese de Santo André aconteceu na tarde de sábado (1º/02), na Paróquia Santa Teresinha, no Bairro Santa Teresinha, em Santo André. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e também integrou as comemorações do Jubileu de Carvalho da igreja, ou seja, 80 anos de fundação da paróquia. Diante de religiosos e religiosas de congregações, institutos e ordens da vida consagrada, Dom Pedro reforçou que Jesus é o centro da nossa fé e que a Festa da Luz tem sua origem em Portugal, com a Festa de Nossa Senhora da Candelária, aquela que apresenta Cristo, junto com São José, sendo também a Festa de Acolhida de Jesus.

“O acolher Jesus é uma questão de vida, de atitude, não é uma questão sentimental, de sentimento só, mas questão de adesão com a vida. Sabemos que Jesus se manifestou em nossa vida e nós o acolhemos, quando a nossa vida muda, quando isso é determinante em nossos atos, no modo de agir, de viver”, descreve o bispo, ao citar o exemplo de Santa Teresinha, a padroeira das missões e da paróquia octogenária. “Assim como Santa Teresinha, que foi esse sinal de amor e serviço aos irmãos, que desejou ser missionária, receber Jesus em nossa vida é acolhê-lo e acreditar em sua palavra como um amor capaz de servir e de se entregar a Jesus, para que Ele transforme a nossa vida”, elenca.

Atitude de obediência
Segundo Dom Pedro, não existe vida consagrada sem essa atitude de obediência de deixar a sua vida nas mãos de Deus. “O exemplo disso é Maria e José, que estavam ali colaborando com o plano de Deus, que mudou os seus planos, que entrou na vida deles e mudou o direcionamento de seus projetos. Essa acolhida do projeto de Deus é a vida religiosa, da vida de quem se consagra, tanto para o batismo que vale para todo mundo, como para os consagrados sentir o impulso como Santa Teresa do Menino Jesus de se consagrar inteiramente a Deus, numa vida que não mais lhe pertenceu. O consagrado é aquele cuja vida não lhe pertence mais. Para gente corajosa na força do espirito”, destaca.

Essa iniciativa atendeu ao itinerário 1 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, com o objetivo de fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença, por meio deste momento de oração, meditação e participação da celebração com Cristo e com o povo.

Ano Vocacional
Essa edição é especial na Diocese de Santo André, pois vigora desde o dia 1º de dezembro de 2019 o Ano Vocacional Diocesano, cujo objetivo é despertar novas vocações para a Igreja, ao promover diversas atividades como momentos de oração e espiritualidade, peregrinação dos ícones do Bom Pastor, visitas aos seminários e encontros paroquiais que contribuam no discernimento de cada pessoa. Para Irmã Eliene Lima, do Núcleo CRB e beneditina da Divina Providência, esse foi um momento de festejar e fortalecer o compromisso com a Igreja e a vida consagrada. “Esse dia é para celebramos a Apresentação do Senhor. Ele que é a luz e também somos convidados como religiosos a sermos esse sinal, a sermos essa pequena luz no meio das pessoas. Queremos levar a luz, que é o próprio Jesus, ao próximo”, enfatiza.

Igreja em saída

O frade franciscano capuchinho Marcelo Toyanski Guimarães recordou fala do Papa Francisco, em 2015, que cita a radicalidade evangélica pedida a todos e o chamado para a vida consagrada atuar nas periferias existenciais e, sobretudo, onde o povo mais necessita de apoio. “A vida consagrada tem essa grande missão e vocação de ser sinal de paz, justiça e despertar das pessoas para um novo mundo, denunciando sempre as injustiças que vivemos. Ainda convivemos com situações difíceis de pessoas que vão na contramão do que prega o evangelho, mas é possível combater a cultura da intolerância, com diálogo e acolhida, com a proposta de sermos irmãos em Cristo”, explica.

Origem

O Dia Mundial da Vida Consagrada foi instituído por São João Paulo II, em 1997, na data em que a Igreja festeja a Apresentação do Senhor ao Templo, no dia 2 de fevereiro, com o objetivo de implementar um projeto de Deus para celebrar os consagrados e consagradas em todo o mundo, num dia de oração pela vocações e meditação pelas missões.

Decreto e Provisão – 30/08/2024

Os Dez Mandamentos

Semana Diocesana de Formação 2024 abordará o tema do Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”

Sexta edição do Festival Vocacional bate recorde de público