Diocese de Santo André

Em sintonia com o bispo, vocacionados buscam inspiração na Hora Santa

Uma experiência inédita para aqueles que já acolheram a missão e outros que estão na fase do discernimento neste Ano Vocacional Diocesano. Assim como padres, diáconos, seminaristas e paroquianos, os vocacionados da Diocese de Santo André participaram da Hora Santa Vocacional, no 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado neste domingo (03/05), de uma maneira diferente: em sintonia com o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, acompanhando as orações pelas redes sociais em tempos de isolamento social. “O momento da Hora Santa com nosso Bispo foi, como no evangelho meditado, o próprio Cristo vindo até nós de maneira excelente, mostrando que independente dos ventos contrários, Jesus não cessa de nos chamar a caminhar com Ele, sendo por terra ou por água. A mensagem que fica é: Coragem”, resume o vocacionado Augusto Mota de Amorim, 18 anos, da Paróquia Cristo Operário, em Santo André.

Para Isaac José da Silva, 30 anos, da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, em Santo André, a Hora Santa “representou um momento forte com nosso pai e pastor Dom Pedro de renovação da esperança por tempos melhores e do desejo de configurar meu coração ao coração manso e humilde do Bom Pastor”, avalia. Na opinião de Ivan Rosa Pereira, 43 anos, da Paróquia Santa Maria Goretti, em Santo André, esse momento também fez refletir sobre como ajudamos e cuidamos das pessoas neste tempo de pandemia, assim como Jesus na figura do Bom Pastor. “Que em todo o nosso discernimento, o cerne da questão seja como cuidar do próximo, como cuidar das ovelhas para chegar até Deus pela única porta possível que é Jesus Cristo. O Papa Francisco, Dom Pedro e todo o presbitério de nossa Diocese e do mundo tem feito um trabalho evangelizador digital muito importante, que tem nos guiado. “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (MC 16, 15)”, destaca.

Organizada pela Pastoral Vocacional e pelo Serviço de Animação Vocacional, a Hora Santa teve como objetivo, o agradecimento pelas vocações de nossa diocese, ao mesmo tempo que se direcionou as orações para os novos candidatos à vida religiosa e sacerdotal.

Projeto de Deus

No início da Hora Santa Vocacional, Dom Pedro recomendou que os diocesanos preparassem os corações para estar diante de Jesus Eucarístico. Seguiram-se a saudação inicial, primeira leitura, salmo, proclamação do evangelho, reflexão vocacional sobre a mensagem do Papa Francisco, canto meditativo, prece vocacional e benção do Santíssimo Sacramento no encerramento. “Que essa Hora Santa possa animar o nosso coração, no desejo de permanecer no seguimento de Jesus, o nosso Bom Pastor. Que Ele abençoe todas as vocações sacerdotais e religiosas. Enfim, todos aqueles que se dispõem generosamente a deixar de lado seus projetos pessoais e aceitar o projeto que Deus tem para você. Porque a vocação sacerdotal é um projeto de Deus para você. E não um projeto seu para Deus”, elucida.

Comunhão Diocesana

Segundo o assessor diocesano da Pastoral Vocacional, Pe. Everton Gonçalves Costa, a união de todos e todas neste tempo de pandemia demonstrou uma grande perseverança e determinação daqueles que atenderam ao chamado de Deus. “Estar diante de Jesus, o Bom Pastor é sempre restaurador. Rezar pelas vocações é sempre bom, ainda mais vivendo nosso Ano Vocacional. Nossa Unidade e Oração pelas vocações neste Dia do Bom Pastor foi muito marcante, pois mesmo em meio às turbulências que estamos vivendo, conseguimos nos manter em comunhão diocesana e sentir a presença de Jesus”, ressalta.

Segundo o pároco da Paróquia Sagrada Família, em São Bernardo, os jovens devem ficar atentos aos sinais que Jesus deixa para nós em nosso dia a dia. “Ele é o pastor que nos ama, nos chama pelo nome, nos conhece inteiramente e conta conosco para continuarmos sua missão no mundo! Que jamais venha a faltar operário para a messe do Senhor! Acolhamos nosso chamado e sejamos fiéis a Jesus, o Pastor de nossas vidas”, reflete.

Tema do Ano Vocacional

“Acolho o teu Chamado” é o tema do Ano Vocacional Diocesano, cujo objetivo principal é conscientizar as pessoas sobre a importância de uma cultura vocacional, bem como principalmente incentivar e despertar as vocações sacerdotais, sem deixar de valorizar os trabalhos dos religiosos e leigos em nossa diocese.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 20/11/2024

Diocese de Santo André se prepara para o Dia Mundial dos Pobres

Última reunião do clero de 2024 reforça compromisso pastoral e prepara 2025

Missa Diocesana dos Agentes do Dízimo celebra a força da comunidade na partilha

Dom Pedro sobre o Dia dos Fiéis Defuntos: “A morte não tem última palavra”

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

Ouvir com ouvidos do coração

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Missões Diocesanas reforçam o compromisso de ser uma Igreja em saída: “A missão é nossa resposta ao amor de Deus”