Diocese de Santo André

Mês do Dízimo: gesto de generosidade em tempos de Covid-19

Junho é o Mês do Dízimo. Uma expressão de fé, comunhão, participação e ação evangelizadora. Nestes tempos de pandemia da Covid-19, esse compromisso se torna ainda mais relevante para os cristãos católicos.

Neste período de quarentena na Diocese de Santo André, o dizimo é como uma semente lançada em terra com generosidade e que na esperança não desaponta. Muito pelo contrário. Libera vida e frutos preciosos aos quais a comunidade irá se beneficiar, sempre.

“O dízimo é uma semente que lançamos no chão de nossas paróquias e que se transformarão em frutos preciosos, atingindo as quatro dimensões: eclesial, religiosa, missionária e caritativa, ou seja, as obras de manutenção e de evangelização da nossa igreja”, salienta o assessor diocesano da Pastoral do Dízimo, diácono Celso Luís Sais.

Dimensão caritativa

Durante o isolamento social, o diácono Celso afirma que a dimensão caritativa do dízimo é fundamental para os cristãos: “dar de beber a quem tem sede, dar de comer a quem tem fome e vestir o nu.”

“Se afirmamos que amamos a Deus, é preciso também que amemos com a mesma intensidade a sua Igreja. Vale lembrar que desde as primeiras comunidades cristãs, a colaboração dos cristãos entre si e suas comunidades, foi uma marca registrada de amor e de partilha”, ressalta.

Dimensão do amor

O diácono prossegue a reflexão recordando a mensagem de São João, em sua primeira carta, e da primeira encíclica do Papa Bento XVI ‘Deus Caritas Est‘, que tratam fundamentalmente do amor divino para com o ser humano.

“E é somente a partir da dimensão do amor que devemos entender o dízimo em nossa vida de cristão católico. É um valor que brota do coração em favor das obras de Deus, que é a Igreja. Se afirmamos que amamos a Deus, é preciso também que amemos com a mesma intensidade a sua Igreja”, explica Celso, que indica como meditação nesse mês do dízimo, a passagem de São Lucas (6,38). “Dai, e vos será dado. Será colocada em vosso regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante.”

“Que saibamos a importância que temos como batizados e tenhamos um coração aberto às necessidades da nossa Igreja”, finaliza.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?