Diocese de Santo André

Liga Católica estimula evangelização das famílias durante a quarentena

Movimento existente na Diocese de Santo André há mais de cinco décadas, a Liga Católica Jesus Maria e José também teve que se adaptar durante os tempos de pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, no diálogo com os integrantes por telefone e pelos meios de comunicação na internet, bem como incentivando as famílias a rezarem diariamente o terço e a participarem da Santa Missa, diretamente de suas casas.

No cumprimento do isolamento social, as principais atividades de visitas aos familiares nos lares tiveram que ser suspensas temporariamente, como conta o assessor diocesano a Liga Católica, Pe. José Ailton Teixeira.

“O objetivo principal dessa associação católica é evangelizar e visitar as famílias das pessoas enlutadas, enfermas e que precisam de conforto e apoio em momentos difíceis. É uma missão muito bonita e, ao mesmo tempo, muito árdua. Neste período de quarentena pedimos que cada integrante da Liga e cada família estejam em sintonia por meio da reza diária do Santo Terço, conversem por telefone e mantenham a união em torno da Sagrada Família, confiantes que logo estaremos juntos em breve”, relata o sacerdote, ao destacar que o movimento foi criado inicialmente para inserir os homens operários na Igreja e depois intensificar a evangelização das famílias.

A Liga Católica cumpre vários itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, originado a partir dos debates do Sínodo Diocesano, entre eles, a espiritualidade e oração para comunhão na vida comunitária, ou seja, reforçando o sentimento de pertença; fortalecer as estruturas para o acolhimento; a formação para a missão; as visitas missionárias; e iniciativas solidárias visando o bem estar do próximo.

História da Liga

Fundada em 1844, na cidade de Liége, na Bélgica, pelo capitão do exército Henrique Hubert Belletable, a Liga Católica Jesus, Maria e José foi elevada pelo Papa Pio IX à categoria de arquiconfraria, três anos depois, e difundida pelos missionários redentoristas na metade do século XIX. Eles trazem a associação para o Brasil, no início do século XX, quando é inaugurada a primeira sede no município de Juiz de Fora, em Minas Gerais.  Hoje, o movimento está presente em quase todos os estados do país, com cerca e 200 mil liguistas.

Desde a década e 1970, as Ligas Católicas do Brasil se reúnem todos os anos para participarem da romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.

Primeiro bispo da Diocese de Santo André entre os anos de 1954 e 1975, Dom Jorge Marcos de Oliveira foi quem trouxe a Liga Católica para a região do Grande ABC. Primeiramente foi implementada na Paróquia São Caetano e depois foi se espalhando por municípios como Mauá, nas paróquias Matriz Imaculada Conceição, Nossa Senhora das Vitórias e São José, bem como nas cidades de Santo André e São Bernardo.

Trabalho realizado

 

A Liga Católica procura trazer os cristãos (homens, mulheres, jovens e crianças) para rezar e trabalhar dentro da própria comunidade e, assim exercer seu apostolado leigo, com as principais atividades:

– Estudar a palavra de Deus por meio de cursos bíblicos, palestras e reuniões de formação.
– Participar das missas e cursos ligados à Igreja (batismo, noivos, casais e outros).
– Rezar terços em família e na comunidade.
– Participar dos retiros espirituais (com reflexões, cânticos e orações).
– Participar de romarias, visitas a orfanatos e asilos.
– Prestar assistência educacional e filantrópicas a seus associados e familiares.
– Participar na vida da Igreja buscando sempre uma pastoral de conjunto e em especial a Pastoral Operária e Familiar.


A agenda é flexível, uma vez que as atividades ocorrem em dias e horários variados. As reuniões da Liga Católica acontecem na Cúria Diocesana. Para saber como ajudar e participar das ações, basta entrar em contato com o coordenador José Getúlio dos Santos Filho no telefone: 4221-9325 ou pelo e-mail: ligacatolica@diocesesa.org.br .

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini

Santíssima Virgem inicia nova etapa pastoral com a posse do Pe. Vagner Franzini

Servos da Misericórdia promovem manhã de Natal com Missa, cuidado e mesa partilhada na Praça do Carmo

“Vamos caminhar juntos”: Pe. Romeu inicia missão como administrador paroquial na São João Batista

Homilia da Missa de posse do Pe. João Aroldo Campanha

Pe. João Aroldo Campanha toma posse como pároco da Paróquia São José Operário

Paróquia Santa Teresinha acolhe Pe. Antônio Becker como novo pároco

Conselho Feminino Diocesano aprofunda o compromisso com a vida diante do avanço do feminicídio

JORNAL DO GRANDE ABC