São João Paulo II e o Escapulário do Carmo

Uma das práticas marianas mais divulgadas é a do escapulário  do Carmo, também  conhecido como “bentinho”. É freqüente ver jovens que o usam ao pescoço. Muitos tem somente vaga noção de que Maria protege de forma especial aqueles que o portam. Mas conhecem o profundo e belo significado do escapulário do Carmo?

Numa carta aos Superiores da Ordem do Carmo, São João Paulo II, que também usava o escapulário, explicou admiravelmente o simbolismo desta importante devoção Mariana: “No símbolo do Escapulário – afirmou –  se evidencia uma síntese eficaz de espiritualidade mariana, que aumenta a devoção dos fiéis, tornando-lhes sensível a presença amorosa da Virgem Mãe em suas vidas. O escapulário é essencialmente um “hábito” uma veste. Quem o recebe fica agregado ou associado, num grau mais ou menos íntimo à Ordem o Carmo, dedicada ao serviço da Virgem para o bem de toda a Igreja. Quem veste o Escapulário é portanto introduzido na terra do Carmelo, para que “coma de seus frutos e bens” (cf. Jr 2,7), e  experimente a presença doce e materna de Maria, no compromisso cotidiano de se revestir interiormente de Jesus Cristo e de o manifestar vivo, em si próprio, para o bem da Igreja e de toda a humanidade”.

Duas são as verdades evocadas no símbolo do Escapulário: primeiro a proteção continua da Santíssima Virgem, não só ao longo do caminho da vida, mas também no momento da passagem para a plenitude da glória eterna. Em segundo lugar, consciência de que a devoção a Ela não pode se limitar a orações e louvores em sua honra em algumas circunstâncias, mas deve constituir um “hábito”. Quer dizer uma textura permanente da própria conduta cristã, tecida de oração e de vida interior, mediante a prática frequente dos sacramentos e o exercício concreto das obras de misericórdia espirituais e corporais. Deste modo, o Escapulário se converte em símbolo de “aliança” e de comunhão recíproca entre Maria e os fiéis.

Neste mês de julho, celebramos a padroeira de nossa Catedral diocesana dedicada a Deus sob a invocação de Nossa Senhora do Monte Carmelo, que invocamos como Nossa Senhora do Carmo. Rogamos a nossa padroeira que alcance para nós o fim desta pandemia. Que ela interceda por todos nós agora e na hora de nossa morte. É nossa prece confiante!

* Artigo para o Jornal A Boa Notícia de Julho 2020