Padre Cícero assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora do Rosário

“Para administrar a paróquia seja economicamente, seja pastoralmente, temos um grande exército de leigos que se dedicam incansavelmente no trabalho missionário. Espero que todos tenham o mesmo objetivo de trabalhar por Jesus Cristo. Pois é Ele que está no centro da nossa vida, no centro de nossa fé.”

Na primeira posse de um administrador paroquial na Diocese de Santo André, após o retorno gradual das missas presenciais desde junho de 2020, Pe. Cícero Soares da Silva Neto demonstrou determinação e motivação para superar os desafios da pandemia da Covid-19 e fazer com que o povo mantenha a fé por dias melhores, ao assumir uma nova missão na administração da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Rua Alcides Maia, 12 – Vila Luzita, Santo André).

A posse oficial aconteceu durante o início da missa celebrada no domingo (30/08), numa cerimônia simbólica com a presença do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. Na ocasião, Pe. Guilherme de Melo Sanches também assumiu como vigário paroquial. Em razão da pandemia, o sacerdote está no Brasil e deve voltar para Roma, próximo do fim do ano para retomar os estudos na capital da Itália.

Vale lembrar que Pe. Cícero também prossegue como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na mesma região pastoral.

Ação Missionária

Pe. Cícero fez questão de agradecer o trabalho fraterno e de evangelização realizado pelos padres da Congregação dos Filhos da Caridade – que administrava a igreja desde o fim do ano de 2015 – e firmou compromisso pela continuidade dos serviços pastorais e da ação solidária em prol dos mais carentes e vulneráveis na sociedade, em sintonia com os itinerários de acolhida, espiritualidade e formação para missão previstos pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral (2018-2022).

“Meu maior desafio no momento é animar todo esse povo para juntos realizarmos essa missão. Temos o Pe. Guilherme aqui para nos ajudar neste trabalho, mas em breve ele retornará para Roma, a fim de continuar seus estudos. E vamos contando com a força de Deus no trabalho missionário. Sei que não estou sozinho, pois além das duas mães, a Guadalupe e a Rosário, temos todos os leigos engajados para juntos superarmos os desafios”, destaca Pe. Cícero, ao mencionar as duas padroeiras das paróquias situadas na Região Santo André – Leste, as quais terá que conciliar a programação diária de compromissos e atividades.

“Em território, as duas paróquias são muito grandes. Juntas somam 14 comunidades, sete para cada uma. Com todas as suas atividades pastorais, então se pode imaginar como teremos muito trabalho nos próximos meses”, prevê.

Dinamismo e caridade

Ao oficializar a posse dos dois padres, Dom Pedro recordou a época em que foi bem acolhido durante as Visitas Pastorais Missionárias iniciadas em 2016: “Conheci todas as comunidades, constatando a vida dinâmica desta paróquia, agradecendo Deus por todo trabalho” e apresentou os novos padres como um sinal do pastoreio de Jesus: “São os dois padres que Deus envia para essa paróquia que, através do dinamismo, da sua fé e da caridade sob o patrocínio de Nossa Senhora do Rosário, possam testemunhar Jesus, o evangelho e o Reino de Deus.” Por sua vez, Pe. Cícero recebeu das mãos do bispo diocesano, os objetos que simbolizam o oficio do padre: chaves da igreja e do sacrário, jarra do batismo e a estola roxa.

“Quando Dom Pedro me pediu para ajudar na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, não pensei para dar resposta. Me coloquei à disposição, de prontidão. Reconheço os meus limites e as minhas qualidades. E assim fico mais tranquilo, pois não posso dar o que não tenho”, confidencia. Ao lado do Pe. Guilherme, a primeira ação do administrador paroquial será dialogar com o CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) e CAEP (Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial). “São duas forças da paróquia. Os conselhos são eleitos e foram nomeados pelo Pe. Luiz Tofanelli (antecessor como administrador paroquial) e instituídos pelo bispo diocesano. Esses dois organismos da paróquia que contribuirão diretamente nos trabalhos junto ao administrador paroquial”, avalia Pe. Cícero.

“A partir daí, vamos juntos percebendo as necessidades e dando continuidade aos trabalhos missionários das pastorais. Depois da pandemia, vamos pensar como retomaremos as atividades também nas comunidades”, conclui.

Sobre o novo administrador paroquial

Padre Cícero Soares da Silva Neto nasceu no dia 30 de junho de 1972 (48 anos), na cidade de Boa Viagem, no estado do Ceará, Região Nordeste do Brasil. Entrou no seminário no dia 19 de fevereiro de 1999. Sua ordenação presbiteral ocorreu no dia 19 de novembro de 2006, pelas mãos de Nelson Westrupp, atualmente bispo emérito da Diocese de Santo André.

Em seguida, o recém-ordenado padre foi nomeado para atuar em janeiro de 2007, na Paróquia Matriz Imaculada Conceição de Mauá. Na mesma cidade, durante quatro anos – 2009 a 2012 – trabalhou na comunidade da Paróquia São Luiz Gonzaga. A partir de janeiro de 2013, Pe. Cícero recebe nova missão para atuar na Paróquia Matriz Imaculada Conceição de Diadema, onde permaneceu até dezembro de 2015, quando Dom Pedro Carlos Cipollini o nomeia como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Santo André, onde atua até hoje. No dia 30 de agosto de 2020, o sacerdote assume como administrador paroquial da Nossa Senhora do Rosário, também em Santo André.

Crédito das fotos – Facebook da Paróquia Nossa Senhora do Rosário