Diocese de Santo André

Lançamento de livro sobre o Padre José Mahon acontece no sábado (12)

Com o lema: “Cem livros publicados: cem histórias eternizadas!”, a direção da Editora Coopacesso, junto aos seus cooperados e cooperadas, irá promover um ato celebrativo com o lançamento do livro: “Padre José Mahon: uma voz em defesa dos pobres e trabalhadores”, de autoria do diretor presidente da entidade, Leonardo Campos.

A atividade ocorrerá neste sábado (12/09/2020), às 15 horas, online, pelo aplicativo Zoom. Quem desejar participar da atividade deve entrar em contato com a Coopacesso (11-9.9732-4278) e solicitar o link de permissão para acesso à sala virtual.
*

Sobre Pe. José Mahon
Por onde passou, Padre José Mahon deixou construído um pouco do Reino de Deus. Tivemos a sorte de ter este sacerdote missionário servindo na Diocese de Santo André, assim como em Barreiro, em Portugal, onde esteve por nove anos. Lá era o Padre Zé, o francês, como atesta a publicação da Revista Brasileira de História – Associação Nacional de História, publicado a 3 de abril de 2012. No Brasil, o padre operário das “Indústrias Villares” em São Bernardo do Campo, apoiou os movimentos sociais e a resistência à ditadura militar. Esteve ao lado dos movimentos de jovens operários e grupos de esquerda e de resistência no Grande ABC. Tanto que foi preso sete vezes, no 1º e 6º distrito por apoiar as greves de trabalhadores.

De sua biografia extraímos que Padre José Mahon, nasceu no dia 8-11-1926 em Roubaíx, região Nord-Pas-de-Calais, França. Em 1939, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, mudou-se para o sul de França. Depois, veio para o Brasil, Portugal (Barreiro) e voltou ao Brasil em 2006. Religioso da congregação ‘Filhos da Caridade’, cujo pai lutou contra os alemães na 1ª Guerra Mundial e os irmãos lutaram contra o nazismo na 2ª Guerra Mundial.

Chegou à Diocese de Santo André em 1961. Atuou na Paróquia Santa Teresinha, na Região Santo André – Utinga. Em 1971 rumou para Mauá (Parque das Américas e Zaíra), onde trabalhou nas comunidades e paróquias São Felipe e São Paulo. Logo depois, atuou nas paróquias São Geraldo Magella e São Jorge, ambas em Santo André. Em 1992, na Paróquia São João Batista, na Região Santo André – Utinga. Em 1997, foi para Portugal, onde permaneceu durante nove anos. Em 2006, retorna ao Brasil para servir novamente na Paróquia São Geraldo Magella. Dez anos depois volta para a França, a sua terra natal.

Pe. José Mahon faleceu no dia 15 de maio de 2018, aos 91 anos.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO