O Setor Juventude da Diocese de Santo André organiza a 5ª edição da Caminhada Quaresmal no mês de março de 2021. Neste ano, de forma excepcional, em razão da pandemia da Covid-19, a proposta é a de que seja realizado um breve itinerário pelos arredores de cada paróquia no dia 7 de março (domingo) ou numa data no decorrer do tempo litúrgico da Quaresma, seguindo todos as orientações sanitárias (distanciamento físico mínimo de dois metros, uso de máscaras e álcool em gel). Esse novo formato visa evitar aglomerações num único local (nos quatro anos anteriores, a caminhada aconteceu sempre em uma região pastoral reunindo jovens de toda a diocese) e mantém a tradição desse encontro penitencial (percurso meditando a Via-Sacra, com orações por um mundo mais justo e fraterno, seguido do encerramento com Santa Missa).
“A proposta para o ano de 2021 é que façamos a caminhada nas nossas próprias comunidades. Cada paróquia ou comunidade paroquial, com seus padres e jovens, organizará uma pequena caminhada, mesmo que seja de uma capela para outra, de uma capela para a Matriz”, comenta o assessor diocesano do Setor Juventude, Pe. José Aparecido de Sousa. “A nossa sugestão é a de que a caminhada seja realizada no dia 7 de março, mas cada paróquia pode organizar na data que os padres junto com os jovens acharem oportuno”, pondera.
Um roteiro será disponibilizado em breve no site, a fim de que os jovens possam ter uma ideia junto com os respectivos padres de como será realizado esse momento penitencial. “Essa caminhada está alinhada com o sentido da Quaresma, um momento de jejum, de caridade e de oração, onde diante de Deus, diante da cruz de Cristo, que para nós é sinal de graça e de amor, possamos olhar para ela e ver a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte”, complementa Pe. José Aparecido, que também é pároco da Paróquia Imaculada Conceição Aparecida (Região São Bernardo – Centro).