Diocese de Santo André

Em São Caetano, Paróquia Santo Antônio acolhe padre Flávio Gomes

“Quando um padre diz ‘sim’ a uma nova missão, a gente vai aprendendo, conhecendo, caminhando e recebendo as pessoas envolvidas neste ‘sim’. Na Paróquia São Camilo vocês receberam a boa notícia do padre Marcos Vinícius, que assumiu como pároco no dia 13 de março que disse “sim” para que continuem crescendo e se fortalecendo na construção do Reino de Deus. E aqui, na Paróquia Santo Antônio, o meu “sim” a vocês para juntos evangelizarmos e levarmos Jesus ao coração de cada pessoa.”

Ressaltando a vocação de um sacerdote como um missionário a serviço do povo de Deus, Pe. Flávio Gomes de Alcântara, 48 anos, agradeceu a convivência pastoral de cinco anos na Paróquia São Camilo de Léllis (Região Santo André  – Utinga) e o acolhimento em sua  “nova casa” na manhã de domingo (14/03), ao assumir como pároco da Paróquia Santo Antônio,  Região São Caetano, durante a Santa Missa presidida pelo coordenador da Região Pastoral São Caetano do Sul, Pe. Luís Carlos Francisco. Se dirigindo aos fiéis presentes, Pe. Flávio disse que às vésperas de tomar posse à frente desta comunidade, recordou a raiz vocacional que o fez se tornar presbítero, ainda na infância, quando começava a entender a importância de toda paróquia ter um padre. “Em Diadema, eu fazia primeira comunhão numa igreja que não tinha padre. E isso que me fez querer ser padre. A gente ia na celebração da palavra, rezávamos, mas não podíamos receber Jesus. Aquilo me doía. Isso me motivou apenas que a eucaristia é um direito de cada fiel, porque não há nada mais importante do que ter Deus, que desce do céu,  para entrar em nossas vidas como alimento”, recorda.

Aprendizado e crescimento enquanto Igreja

De acordo com o sacerdote, a realidade atual que impõe medidas de distanciamento e higiene para evitar aglomerações e ainda mais o avanço do vírus exige conscientização do povo e adaptações em boa parte da rotina diária.

“A primeira ação na Paróquia Santo Antônio será unir a comunidade para juntos prepararmos, rezarmos e vivenciar a Semana Santa. Teremos que pensar e preparar tudo levando em conta a situação da pandemia”, aponta. Na avaliação do Pe. Flávio, “a pandemia nos tirou do eixo, fato que nos obriga a pensar na vida presente e em como será nossa vida no futuro”, reflete.
“As pessoas podem olhar o momento histórico de maneira negativa (como ausência da graça de Deus, resultado dos nossos pecados) ou de forma positiva (momento de reflexão, aprendizado e crescimento). O segundo passo é ajudar o povo de Deus a aproveitar este novo momento como aprendizado e crescimento enquanto Igreja”, sintetiza.

Em razão da pandemia da Covid-19, a celebração respeitou todos os protocolos sanitários de segurança com as normas de distanciamento de 2 metros entre as pessoas, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool em gel.

O padre é uma graça de Deus para a comunidade
Pe. Luís também agradeceu o período em que esteve colaborando com os trabalhos na paróquia nos dois primeiros meses do ano. “Estou vigário regional a exercer as atividades, com grande alegria se colocando a serviço da igreja, a serviço da nossa região pastoral para abençoar os padres dessa região, a fim de que possamos anunciar o evangelho e o Reino de Deus”, afirma. E aproveitou para dizer que a chegada do Pe. Flávio é um motivo de felicidade para os paroquianos. “Essa comunidade paroquial esteve em constante oração pedindo o discernimento e ação do Espírito Santo para que tivessem um padre. Compreendemos a graça de Deus que traz o pastor para conduzir esta parcela do rebanho de Deus, pregando o evangelho e testemunhando as obras de Jesus”, destaca.
Também participou da posse do Pe. Flávio, o amigo padre Fabiano Felicio da Silva (Catedral Nossa Senhora do Líbano – Igreja Maronita – São Paulo).

Rito da posse
Após a leitura da provisão de posse, Pe. Flávio Gomes realizou a profissão de fé. Em seguida, o sacerdote fez a Renovação das Promessas Sacerdotais e recebeu os símbolos que evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Logo depois, o presbítero realizou o juramento de fidelidade. Após a leitura da ata de nomeação, Pe. Flávio assinou o documento, bem como os demais padres presentes e alguns leigos.


Sobre o novo pároco
Nome completo: Pe. Flávio Gomes de Alcântara
Data de Nascimento: 20/02/1973 (48 anos)
Cidade natal: Diadema (SP)
Data de entrada no seminário: 1992
Ordenação Diaconal: 2001
Ordenação Sacerdotal: 02/12/2001

Atuação nas paróquias: Paróquia São Geraldo Magella (Região São Bernardo – Centro); Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Região São Bernardo – Anchieta); Quase Paróquia Santa Luzia /Paróquia Santa Luzia (Região São Bernardo – Anchieta); Catedral Nossa Senhora do Carmo; Paróquia São João Batista (São Caetano); Paróquia San Giovanne Vangelista (Itália) e Paróquia San Giacomo Maggiori (Itália), na Diocese de Ímola; Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto (Região Santo André – Utinga); em janeiro de 2013 assume como pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Região Santo André – Centro); desde dezembro de 2015 atuava como pároco da Paróquia São Camilo de Léllis (Região Santo André – Utinga); depois de cinco anos e dois meses, Pe. Flávio assumiu a Paróquia Santo Antônio, em São Caetano, no dia 14 de março de 2021.

Atuação em comissões e assessorias diocesanas: foi diretor da Escola Diaconal e coordenador da Região Pastoral Santo André – Centro; Professor de Bíblia e Teologia Sistemática no Instituto de Teologia da Diocese de Santo André.

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”