Diocese de Santo André

Santo Expedito: o santo do Hoje, das causas urgentes e impossíveis

Santo Expedito é celebrado todo dia 19 de abril. A imagem do padroeiro das causas justas e urgentes revela a procura de milhares de devotos pela sua intercessão para os casos de difícil solução: como símbolo de uma imediata ação, Expedito não cedeu à tentação para adiar a sua conversão: daí a palavra “hodie” (hoje em latim) escrita na cruz, e no chão, o corvo esmagado a palavra “Cras”, que significa amanhã. Santo Expedito era militar e foi martirizado na Armênia, no século II, no dia 19 de abril de 303.

Em nossas vidas, Santo Expedito traduz que essa conversão não pode ser adiada em detrimento de interesses próprios, mas sim de uma profunda entrega a Jesus Cristo, como o único Senhor que guia os nossos passos.

E para falar da devoção e das graças alcançadas pela intercessão de Santo Expedito, a auxiliar administrativa Brenda Silva do Carmo, 24 anos, que participa da Comunidade Santo Expedito, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Região São Bernardo – Anchieta), nos conta um belo testemunho.

Acompanhe:

Bom, eu faço parte da comunidade de Santo Expedito desde que me entendo por gente. Foi onde fiz a primeira comunhão, onde me tornei coroinha e posteriormente coordenadora da mesma pastoral, mas minha história de devoção com o santo das causas urgentes só aconteceu de fato, em 2009.

Em novembro de 2009, aos 13 anos, fui hospitalizada e durante 14 dias realizei todos os procedimentos médicos possíveis e nada conseguia explicar as fortes dores abdominais que eu sentia. Lembro dos médicos levantarem hipóteses como pedra nos rins, apêndice e até mesmo tumor, mas nada era muito concreto.

Quando nada mais dava resultados, os médicos procuraram meus pais e pediram autorização para realizarem uma pequena cirurgia com auxílio de uma microcâmera. Confesso que fiquei assustada, era apavorante sentir tanta dor e não saber o motivo.

Faltando uns dois dias para a cirurgia, eu recebi a visita de uma até então professora minha da escola, que era devota de Santo Expedito, e que sabendo da minha cirurgia, me levou um papel com a oração de Santo Expedito escrita e me disse pra pedir pela intercessão do mesmo no momento da cirurgia, para que Deus guiasse os médicos a descobrirem o que eu tinha.

Assim foi feito. Dois dias depois eu operei e de fato, os médicos descobriram não só que eu estava com cistos nos ovários, que precisavam de remoção urgente, como uma doença autoimune que possuo e até o momento era desconhecida para eu e meus pais.

Não tenho dúvidas de que Santo Expedito intercedeu por mim naquele momento. De 2009 para cá, sempre que passo por situações assim ou que sei de alguém que está precisando, recorro a Santo Expedito. Foi dessa forma quando prestei o vestibular para faculdade que sempre quis cursar, foi assim quando no auge de uma crise no país eu pedi pela intercessão do mesmo e um dia após fazer uma entrevista de emprego, eu consegui o serviço, mesmo não sendo formada na área.

Acredito que Santo Expedito sempre está ali para aqueles que buscam por sua intercessão nos momentos de dor, angústia e aflição. É por sua intercessão que conseguimos alcançar as graças mais urgentes, porque Santo Expedito é o santo do Hoje, aquele que buscou a conversão após o seu encontro com Deus e se nele confiarmos nossa oração, os nossos pedidos serão atendidos.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO