Diocese de Santo André

Dia Nacional da Adoção: um ato de amor incondicional!

Muitos casais apresentam dúvidas e até resistência ao falar em adoção, pois ainda é um assunto tratado como tabu, há muito preconceito. Havendo o desejo de adoção, é importante o casal (ou mesmo pessoa solteira) buscar o fórum de sua cidade para orientar-se e dar o primeiro passo, que seria habilitar-se para tal.

Me coloco sempre à disposição para conversar com pessoas desejosas em adotar, pois a acolhida e identificação são essenciais. Nem sempre as idealizações vão de encontro à realidade, o amor não tem cor nem idade! Há crianças de toda faixa etária, adolescentes à espera de uma família para amar e ser amada. Falar de adoção também é uma maneira de defender a vida, vidas estas que tiveram a oportunidade de nascer, mas ainda anseiam por amor. Um elo perfeito: o direito de viver somado ao desejo de formar famílias, lutemos por esse encontro!

Graças a esse direito à vida que nossos filhos tiveram, também nasceu a nossa oportunidade de nos tornarmos pais. Ser mãe é pra mim a maior dádiva! Ser um pouquinho de Maria na terra. Sinto-me honrada por ser mãe de Filhos do Céu (carinhosamente assim os chamo…).  Meus filhos não saíram de mim, mas entraram em nossos corações, em nossas vidas! Ter o privilégio de acolher vidas com histórias tão distintas, mas tão iguais na linguagem do amor. Confesso que a adoção não foi nossa primeira opção para constituirmos família. Porém, compreendi que ser mãe era muito além de ‘uma barriga’, e sim a capacidade de amar incondicionalmente um serzinho totalmente desconhecido, mas tão dependente e tão pronto a ser amado! E assim nascemos juntos: pais e filhos.

Hoje tenho o maior orgulho de dizer aos nossos filhos Pedro e Miguel (14 e 11 anos) o quão desejados foram por nós, e que o amor é capaz de superar tudo! A exemplo de São José, pai adotivo de Jesus, seguimos seus passos no amor, humildade e fé.

* Artigo por Giselle Monteiro Paiola, 45 anos (psicóloga, membro da Comissão Diocesana de Defesa da Vida, Pastoral da Caridade, Catequese de Crisma, MESC, Ministério de Canto e Liturgia) – Paróquia São José Operário (Região Santo André – Centro)

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”