Aniversário de 63 anos da Dedicação da Catedral do Carmo é destaque em reportagem da Rede Vida

A Solenidade de Ação de Graças pelo 63º aniversário da Dedicação da Catedral Nossa Senhora do Carmo ocorrida na manhã de domingo (22/08), na igreja localizada na cidade andreense, foi destaque de reportagem veiculada na noite de segunda (23/08), no JCTV da Rede Vida de Televisão.

Assista a reportagem, na íntegra:

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, que presidiu a celebração, destacou a importância desta data para todo o povo das sete cidades do Grande ABC. “Celebrar os 63 anos da Dedicação da Catedral Nossa Senhora do Carmo é uma alegria para todos nós, para todo o povo. A catedral é a casa de Deus, assim como a diocese, a parcela do povo de Deus é a Casa de Deus, família de Jesus. Por isso, a dedicação da catedral é uma solenidade em cada diocese. Queremos com essa celebração dedicar novamente todo o nosso povo fiel a Deus para o louvor de sua glória e para que seja cada vez mais, acolhedor missionário do Reino de Deus neste mundo.”

História da Dedicação da Catedral

A Catedral Nossa Senhora do Carmo foi solenemente dedicada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Cardeal Câmara, no dia 22 de agosto de 1958, quatro anos após a instalação da Diocese de Santo André, como lugar sagrado para o culto divino e celebração dos sacramentos na Diocese. No altar, como pede o rito, foram depositadas relíquias de São Sebastião e Santa Maria Goretti. Por isso, a Diocese de Santo André comemora no dia 22 de agosto o aniversário da dedicação de sua Igreja Mãe, não obstante a Catedral ter como padroeira Nossa Senhora do Carmo, e neste dia o calendário litúrgico da Igreja dedicá-lo à memória de Nossa Senhora Rainha.

É importante lembrar que “a igreja Catedral é a primeira entre os templos de uma diocese e também o centro de sua vida litúrgica” (CB, 44). Nela está a cátedra (cadeira), símbolo da função magisterial e pastoral do epíscopo no exercício de seu múnus de ensinar, santificar e governar. Por sua vez, este edifício sagrado é “sinal de unidade dos crentes naquela fé que o Bispo anuncia e zela como pastor do rebanho (CB, 42).”

O significado teológico torna relevante a celebração anual do aniversário de dedicação da catedral diocesana, que na sede assume caráter de solenidade, ao passo que nas demais paróquias e comunidades da Diocese, é celebrada no grau de festa” (Diretório Diocesano de Liturgia, pág. 204).