Diocese de Santo André

Aniversário de 63 anos da Dedicação da Catedral do Carmo é destaque em reportagem da Rede Vida

A Solenidade de Ação de Graças pelo 63º aniversário da Dedicação da Catedral Nossa Senhora do Carmo ocorrida na manhã de domingo (22/08), na igreja localizada na cidade andreense, foi destaque de reportagem veiculada na noite de segunda (23/08), no JCTV da Rede Vida de Televisão.

Assista a reportagem, na íntegra:

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, que presidiu a celebração, destacou a importância desta data para todo o povo das sete cidades do Grande ABC. “Celebrar os 63 anos da Dedicação da Catedral Nossa Senhora do Carmo é uma alegria para todos nós, para todo o povo. A catedral é a casa de Deus, assim como a diocese, a parcela do povo de Deus é a Casa de Deus, família de Jesus. Por isso, a dedicação da catedral é uma solenidade em cada diocese. Queremos com essa celebração dedicar novamente todo o nosso povo fiel a Deus para o louvor de sua glória e para que seja cada vez mais, acolhedor missionário do Reino de Deus neste mundo.”

 

História da Dedicação da Catedral

A Catedral Nossa Senhora do Carmo foi solenemente dedicada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Cardeal Câmara, no dia 22 de agosto de 1958, quatro anos após a instalação da Diocese de Santo André, como lugar sagrado para o culto divino e celebração dos sacramentos na Diocese. No altar, como pede o rito, foram depositadas relíquias de São Sebastião e Santa Maria Goretti. Por isso, a Diocese de Santo André comemora no dia 22 de agosto o aniversário da dedicação de sua Igreja Mãe, não obstante a Catedral ter como padroeira Nossa Senhora do Carmo, e neste dia o calendário litúrgico da Igreja dedicá-lo à memória de Nossa Senhora Rainha.

É importante lembrar que “a igreja Catedral é a primeira entre os templos de uma diocese e também o centro de sua vida litúrgica” (CB, 44). Nela está a cátedra (cadeira), símbolo da função magisterial e pastoral do epíscopo no exercício de seu múnus de ensinar, santificar e governar. Por sua vez, este edifício sagrado é “sinal de unidade dos crentes naquela fé que o Bispo anuncia e zela como pastor do rebanho (CB, 42).”

O significado teológico torna relevante a celebração anual do aniversário de dedicação da catedral diocesana, que na sede assume caráter de solenidade, ao passo que nas demais paróquias e comunidades da Diocese, é celebrada no grau de festa” (Diretório Diocesano de Liturgia, pág. 204).

 

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral