O Festival Bíblico-Catequético 2021 aconteceu no sábado (18/09), no formato online, em algumas regiões pastorais da Diocese de Santo André. Com momentos de oração e estudo da Palavra de Deus, as atividades integraram o Mês da Bíblia, que celebra 50 anos, tendo como tema a Carta de São Paulo aos Gálatas e o lema: “pois todos vós sois um só, em Cristo Jesus” (Gl 3,28d).
A Carta de São Paulo aos Gálatas é uma das melhores reflexões bíblicas sobre a liberdade humana e a força libertadora da fé em Jesus Cristo. A partir do Batismo e do revestimento de Cristo, todos somos “filhos de Deus” em unidade.
Em Diadema, live foi transmitida pelo YouTube da Paróquia Santa Rita de Cássia e contou com as participações do pároco Pe. Leandro Alves Figueredo, do professor e educador Jerry Adriano Villanova Chacon e do frei Thales Ryan Carvalho. Uma manhã de formação e gincana, com muito aprendizado, alegria e solidariedade com a doação de alimentos. Momento de reflexão e envolvimento de todas as paróquias da região.
Na cidade de Mauá, a reflexão da Carta aos Gálatas, por meio de vídeo, recebeu avaliação positiva da nutricionista Jéssica Cristina Rodrigues, 25 anos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Jardim Zaíra. “Participar do Festival Bíblico-Catequético é sempre emocionante para mim. Uma definição de amor, zelo e responsabilidade em dividir conhecimento e passar amor e bons sentimentos sobre os livros da Bíblia”, considera.
Em Ribeirão Pires, as crianças e famílias da Paróquia Sant’Anna, após refletirem a palavra em suas respectivas casas, se caracterizaram conforme foi dito, mostrando que não há diferença entre o povo de Deus, ou seja, todos somos iguais diante dos olhos do Senhor.
Na Região São Bernardo-Anchieta, as paróquias também se uniram virtualmente para meditar sobre o tema do Mês da Bíblia. “Adotamos a sequência dos temas, conforme o roteiro da CNBB para os encontros da Semana da Bíblia e atribuímos a cada paróquia, na sequência de sua numeração, um trecho da carta ou um canto. A criatividade de cada um resultou no trabalho publicado”, revela a catequista na Paróquia São Benedito, Isabel Pellegrino. “Trabalhar com as crianças é maravilhoso. Você enxerga Jesus no olhar delas”, complementa José Teixeira, também catequista na mesma paróquia.
Em São Caetano, também serão disponibilizados vídeos sobre o estudo do tema do Mês da Bíblia.