Diocese de Santo André

Padre Gonise Portugal é escolhido novo Coordenador Diocesano de Pastoral

Na última Reunião Geral do Clero realizada no ano de 2021, o Coordenador da Região Pastoral São Bernardo do Campo – Anchieta e Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (SBC), Pe. Gonise Portugal da Rocha, foi escolhido na manhã desta quinta-feira (18/11), como o novo Coordenador Diocesano de Pastoral pelo Bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, após processo de escuta dos leigos e consulta ao clero (padres e diáconos) das dez regiões pastorais. O encontro aconteceu no salão paroquial da Paróquia São Judas Tadeu, no Bairro Campestre, na Região Santo André – Centro.

Finalizada a reunião, Pe. Gonise, que será o sucessor de Pe. Joel Nery na função, agradeceu a confiança do clero e disse estar à disposição da Igreja. “Fiquei muito feliz pela confiança depositada pelo clero em minha pessoa. Tenho uma expectativa muito grande. A coordenação diocesana de pastoral é uma novidade para mim, mas estou para servir, aberto à Igreja. Jamais diria não para a Igreja com trabalho tão sério. Se os padres e o bispo viram algo em mim, é porque de fato confia. Vou dar o melhor de mim. Estou chegando com muita humildade e fraternidade”, atesta.
A posse oficial do novo Coordenador Diocesano de Pastoral acontecerá no dia 30 de novembro (terça), às 19h30, durante a Missa de Santo André Apóstolo, com transmissão pelas mídias diocesanas (Facebook e YouTube). O mandato é de três anos, a partir da nomeação que será promulgada no fim deste mês.

Inspirado pelo Espírito Santo
Para o sacerdote, assumir essa missão é um sinal do Espírito Santo em sua vida. “Vou deixar que o Espírito Santo conduza. Como dizia São João XXIII: “É o Espírito Santo que age”. A gente dá uma mãozinha para o Espírito Santo, mas ele é o agente, ele que vai fazer toda a evangelização e toda a pastoral acontecer”, ressalta. Pe. Gonise também demonstrou gratidão pelo apoio dos leigos. “De minha parte, agradeço imensamente as coordenações leigas, na indicação do meu nome. Isso é sinal de que, de fato, eles veem uma esperança, veem uma continuação do trabalho pastoral deixado pelo meu antecessor, que é o Pe. Joel Nery”, destaca.

Participação do clero e dos leigos
O Bispo Diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini elogiou todo o processo de escuta na escolha do novo coordenador de Pastoral, realizado ao longo dos dois últimos meses, com participação do clero e dos leigos, sendo conduzido de forma responsável e com muita seriedade, fruto do empenho de todos para se chegar a um denominador comum.  “Agradeço a Deus e ao processo levado avante pelo Pe. Joel durante seis anos. Fico na expectativa do início do trabalho do Pe. Gonise, que foi escolhido pelo clero e confirmado por mim. Espero que ele possa fazer um bom trabalho, porque condições ele tem, contanto com a colaboração de todos”, projeta.
Encontros formativos sobre o processo de escuta para a indicação do novo coordenador diocesano de Pastoral foram realizados com as participações do clero e das coordenações leigas, bem como a consulta aos padres, diáconos e leigos das dez regiões pastorais.

*
Sobre o novo coordenador diocesano de Pastoral
Nome completo:
Pe. Gonise Portugal da Rocha
Data de Nascimento: 13/04/1978
Cidade natal: Cândido Sales (BA)
Entrada no Seminário: 19 de março de 2000 (Seminário Propedêutico)
Ordenação Diaconal: 31 de maio de 2008 (Festa da Visitação de Nossa Senhora)
Ordenação Sacerdotal: 22 de novembro de 2008 (Memória de Santa Cecília, Virgem e Mártir)

Estudos: Filosofia e Teologia pelo Centro Universitário  Assunção e Pós-graduação Lato Sensu, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Pastoral Numa Igreja em Saída, na área de Teologia).

Atuação nas paróquias: sua primeira paróquia como padre foi a Maria Mãe dos Pobres, no Bairro Canhema (Região Diadema), onde atuou como administrador paroquial. Na mesma função, logo depois assumiu a Quase-Paróquia Santa Luzia Virgem e Mártir (Jardim Thelma, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na Região São Bernardo – Anchieta), sendo o primeiro administrador paroquial. Passou também pelas paróquias Santa Luzia, no Jardim Beatriz (Região São Bernardo – Anchieta), como administrador paroquial, e Santa Luzia e Santo Expedito, no Bairro Santa Terezinha (Região São Bernardo – Centro), como administrador pró-tempore. Atuou como pároco da Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi (Região São Bernardo – Anchieta) ao longo dos últimos sete anos (2014-2020). Assumiu a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, (região São Bernardo – Anchieta) no dia 12 de dezembro de 2020.
Atuação em comissões e assessorias diocesanas: atuou como assessor diocesano da Pastoral da Juventude, da Pastoral da Crisma, e integrou como membro o Conselho de Presbíteros e o Colégio de Consultores da Diocese de Santo André; atualmente é assessor diocesano da Comissão de Ministérios Extraordinários e coordenador da Região Pastoral São Bernardo – Anchieta.

*
Leia mais:
Formação estimula participação dos leigos no processo de escuta para o coordenador diocesano de Pastoral

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 20/11/2024

Diocese de Santo André se prepara para o Dia Mundial dos Pobres

Missa Diocesana dos Agentes do Dízimo celebra a força da comunidade na partilha

Dom Pedro sobre o Dia dos Fiéis Defuntos: “A morte não tem última palavra”

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

Ouvir com ouvidos do coração

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Missões Diocesanas reforçam o compromisso de ser uma Igreja em saída: “A missão é nossa resposta ao amor de Deus”

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade