Diocese de Santo André

“Um presente de Deus”: Padre Guilherme Franco toma posse como pároco da Paróquia São Jorge

“Um presente de Deus!”. Assim, o coordenador da Comissão de Liturgia da Diocese de Santo André, Pe. Guilherme Franco Octaviano, 29 anos, resumiu o sentimento ao assumir na noite de domingo (02/01), na Solenidade da Epifania do Senhor, como pároco da Paróquia São Jorge, na posse canônica realizada durante a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Cidade São Jorge, na Região Pastoral Santo André – Leste.

“Olá meus irmãos! Celebramos na presença do nosso bispo Dom Pedro, a Eucaristia na qual eu recebi a posse como pároco da Paróquia São Jorge. Já fui acolhido pela comunidade há quase três anos fazendo a missão de administrador paroquial e agora ganhei esse presente de Deus de poder ser o pároco desta comunidade tão querida, tão amada. Conto com as orações de todos e vamos seguir sempre anunciando o Reino de Deus, sendo presença divina, sendo presença do amor de Deus no coração das pessoas e caminhando sempre juntos, que essa é a nossa missão”, afirmou, em mensagem, o novo pároco que também foi nomeado recentemente como coordenador da Região Pastoral Santo André – Leste.

A celebração reuniu aproximadamente 300 pessoas e contou com as participações dos padres Clayton Ramos Costa (pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Diadema), Guilherme de Melo Sanches (em período de férias dos estudos na Itália), Camilo Gonçalves de Lima (secretário episcopal) e o diácono permanente José Roberto Storniolo.

A manifestação de Cristo fortalece a fé e traz alegria

O bispo diocesano Dom Pedro Cipollini disse, em sua homilia, que o Evangelho (Mt 2,1-12) narra a manifestação de Jesus aos estrangeiros, aos magos do Oriente, que foram visitar o menino e ofereceram presentes como ouro, incenso e mirra Jesus. No entanto, o rei Herodes queria conhecer a criança, pois tinha a intenção de matar o menino. Os magos foram avisados em sonho para voltarem a Herodes, e assim retornaram para a sua terra. Segundo o bispo, Jesus veio ao mundo não apenas para salvar aqueles que frequentam a igreja, mas para os pecadores, também.

“A salvação que Jesus traz é para todo mundo. Isso é o significado dessa celebração. Jesus veio não só para o povo judeu, mas para todos os povos da terra, de todos os tempos, de todas as raças e nações. Por isso, nós que somos seguidores de Jesus devemos ter um coração aberto, missionário e acolhedor como a nossa Igreja (Particular de Santo André) no Sínodo (Diocesano 2016-2017) decidiu ser uma igreja da colhida e da missão”, refletiu o bispo, ao dizer que a Palavra de Deus fala sobre a importância de guardar, cultivar e preservar a fé. 

“A fé é algo valiosíssimo para o cristão. Nós recebemos a semente da fé, Cristo, no batismo e precisamos cultivá-la. Esses magos olham a estrela, essa luz, símbolo da fé. A fé nos conduz à caminhada para a nossa pátria. Onde é a nossa pátria? A eternidade”, revela.

Dom Pedro também disse que o Pe. Guilherme deve ser uma manifestação de Jesus para toda a comunidade, na humildade e na seriedade da condução da ação evangelizadora e pastoral, assim como a comunidade deve acolhê-lo com alegria. “O encontro com Jesus através da fé, essa manifestação de Cristo, nos faz manifestar aos outros a alegria desse encontro com Jesus. O cristão, portanto, é alegre por causa de sua fé”, sintetiza o bispo, ao citar também a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (2013), do Papa Francisco.

Acesse a galeria de fotos (clique em cada uma para ampliá-la)

Crédito das fotos: Pérola Mariane Rodrigues Silva (Pascom Paróquia São Jorge)

Paroquianos demonstram gratidão e felicidade

Fiéis da matriz paroquial, das duas comunidades (Nossa Senhora da Fé e Espírito Santo) e da capela São Francisco expressaram felicidade ao saber da continuidade do Pe. Guilherme à frente da paróquia. “Recebi a notícia com muita gratidão. Destaco neste período a união das pessoas e das próprias pastorais aqui e nas outras comunidades. O padre tem realizado um grande trabalho”, afirma o metalúrgico Paulo Rogério da Silva, 52 anos. “Achei ótimo. Muito acolhedor”, complementa a aposentada Noemia da Silva, 77 anos, mãe do Paulo. 

“Pe. Guilherme é tudo nesta igreja. Um excelente padre. Cumprimenta e pergunta se todos estamos bem. Um amor de padre. Muito prestativo, educado e caridoso. Tomara que fique por muito tempo aqui”, considera a aposentada Mara Ferreira Sobral, 69 anos, que participa da Pastoral do Dízimo. 

Morador da capital paulista, o estudante Lucas Quintanilha, 26 anos, participou pela primeira vez de uma missa na Paróquia São Jorge e logo numa ocasião especial para toda a comunidade do povo de Deus. “Recebi o convite de um amigo, o Rodrigo que participa aqui, mas já era para eu ter vindo antes”, revela. Segundo ele, as pessoas entrosadas com o sacerdote facilitam a dinâmica pastoral e a ação litúrgica. “Então, o povo acostumado é mais fácil, tanto em relação ao padre quanto em relação à comunidade e a consequente implementação de projetos”, avalia. 

As famílias também estiveram unidas para recepcionar o pároco. O mestre de obras, Jorge Lopes Cunha, 33 anos, participou da missa acompanhado da esposa, a auxiliar administrativo Franciele Maria Sampaio, 29 anos, e das filhas Yasmin e Sofia. “Participamos das missas aos domingos. Só temos a agradecer pelo trabalho e pela continuidade do Pe. Guilherme. Muito importante para a fé cristã”, comenta Jorge. 

Rito de posse

A leitura da nomeação de posse do pároco foi realizada pelo Pe. Guilherme de Melo Sanches. Depois, Pe. Guilherme Franco realizou a Profissão de Fé e após o Ato Penitencial e as primeiras leituras, recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa.

Após esse momento, o novo pároco fez o Juramento de Fidelidade. Em seguida, Dom Pedro declarou oficialmente Pe. Guilherme Franco como pároco da Paróquia São Jorge, sendo aclamado pelos paroquianos locais e da paróquia onde atuou na diocese. No final da missa, Pe. Guilherme Franco assinou a ata, que também foi assinada pelo bispo Dom Pedro e demais testemunhas.

Sobre a paróquia

Com 50 anos completados no dia 28 de outubro de 2021, a Paróquia São Jorge fica localizada na Travessa Mauá, nº 121 – Cidade São Jorge, em Santo André. Atualmente conta com duas comunidades (Nossa Senhora da Fé, no Parque Marajoara, e Espírito Santo, na Cidade São Jorge) e a capela São Francisco, na Cidade São Jorge. 

Aos finais de semana, as missas são realizadas aos domingos, às 8h e 18h. Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4978-5490.

Relembre como foi a celebração do Jubileu de Ouro e conheça a história da Paróquia São Jorge: leia aqui

Sobre o novo pároco

Guilherme Franco Octaviano nasceu no dia 21 de junho de 1992, em São Bernardo do Campo. Desde a infância participou da Paróquia São José Operário, na cidade de São Bernardo. O chamado mais objetivo de Deus para a vocação sacerdotal ocorreu após o sacramento da Crisma, quando começou o engajamento em outras atividades da comunidade e sentia cada vez mais uma vontade maior de estar na igreja e contribuir com o povo. Iniciou o discernimento com o padre Carlito Dall’Agnese, então pároco da igreja que frequentava e ingressou no seminário da Diocese de Santo André com apenas 18 anos, no dia 12 de fevereiro de 2011 e após oito anos foi ordenado sacerdote no dia 16 de fevereiro de 2019. Esteve como vigário paroquial entre fevereiro e abril de 2019, na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, em Santo André. Assumiu como administrador paroquial da Paróquia São Jorge no dia 30 de abril do mesmo ano e como pároco neste 2 de janeiro de 2022.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO