Diocese de Santo André

Valei-me São José!

Com esta exclamação, quantos devotos recorriam a São José no passado, e muitos, hoje, continuam recorrendo com esta invocação consagrada. Nos colégios católicos, casas religiosas, sempre na entrada, era comum ver a imagem de São José com os dizeres em latim: “Ite ad Josef”(Ide a José), expressão tirada da boca do faraó do Egito. Ele confiou todos os seus bens a José, filho de Jacó, assim como Deus confiou seus maiores bens, Jesus e Maria, a este homem “justo”, São José, (cf. Gn 41,37-44).
O “Ano de São José”, desejado pelo papa Francisco e vivido por toda a Igreja, revigorou a devoção a São José em nossa Igreja. São José é silencioso, não há nenhuma palavra sua registrada nos Evangelhos, porém, seu papel é importantíssimo. A São José coube representar para Jesus a figura do Pai Celeste. Sabemos como é determinante para a psicologia de um menino a figura do pai.
A voz do pai já é sentida pelo filho ou pela filha no útero da mãe e comunica tranquilidade e segurança. Imaginemos, humanamente falando, a importância deste pai adotivo que assumiu a tarefa de criar, proteger, nutrir e amparar Jesus o Filho de Deus concebido no seio virginal de Maria, esposa de José. Hoje na sociedade, a crise de autoridade, geradora de insegurança, em grande parte é causada pela “morte do pai”, em nossa cultura…
Devemos pensar que Maria e José se amavam de verdade, como um jovem casal que havia programado sua vida como normalmente se fazia e se faz. Porém, a vontade de Deus, os planos de Deus, deram outra configuração a suas vidas. E na fé, eles aceitaram colaborar com o Plano de Deus.
Se a grandeza de Maria é ímpar, a grandeza de São José também o é! São José poderia com certeza nos dizer: não sou silencioso: meu discurso é minha vida. De fato, as palavras convencem, mas o exemplo arrasta.

São José, exemplo de cumpridor da vontade de Deus, de amor incondicional a Jesus e Maria, ensinai-nos a imitar-vos!

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco