Diocese de Santo André

Dom Pedro participa de reunião da comissão diocesana de liturgia

No último sábado, dia 12 de agosto, aconteceu no Edifício-sede Santo André Apóstolo, a reunião da Comissão Diocesana de Santo André, com a presença de Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, juntamente com a presença do Assessor da Comissão, Padre Guilherme Franco Octaviano, da coordenadora, Risocleide Matos e dos representantes das 10 regiões pastorais.

Inicialmente, Dom Pedro exprimiu sua alegria em participar de mais uma das atividades deste grupo. Também agradeceu a dedicação de todos da Comissão, que atua em diversos ramos da liturgia diocesana. O bispo destacou o caminho de amadurecimento da consciência litúrgica nestes últimos anos, como evidencia-se pelo Diretório Diocesano de Liturgia, promulgado em 2017, compilando todos os documentos referentes à liturgia para um rápido acesso a todos aqueles que necessitam, bem como pelas diversas formações, paroquiais, regionais e diocesanas, tendo por tema as diversas celebrações da vida da Igreja.

Comentando sobre a liturgia, Dom Pedro ressaltou que ela é um patrimônio de toda a Igreja, não de um grupo restrito, não podendo ficar à mercê de gostos pessoais e caprichos que desvirtuem o seu propósito de glorificação de Deus e santificação dos homens. Nas celebrações “limite-se cada um, ministro ou simples fiel, exercendo o seu ofício, a fazer tudo e só o que é de sua competência, segundo a natureza do rito e as leis litúrgicas.” (Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, 28), celebrando em conformidade com o que pede a Igreja.

Dom Pedro também teve a oportunidade de ouvir um pouco de como está a caminhada das dez regiões pastorais, suas facilidades e obstáculos, ressaltando que, com a formação e a unidade na região, os fiéis entendem que a liturgia deve ter lugar de destaque na vida de todas as comunidades, sendo a meta e a fonte de toda a ação eclesial (cf. SC, 10). Com o trabalho árduo, ainda que com as dificuldades do caminhar, os resultados vão aparecendo e podem ser colhidos por todos os que participam das celebrações.

Na continuidade da reunião, Dom Pedro participou da avaliação do Tríduo e Festa dos 69 anos de Criação da Diocese, dos preparativos da participação da Comissão no Festival Vocacional e dos detalhes referentes ao Jubileu Diocesano, como a novena de Santo André deste ano, que envolverá todas as regiões pastorais.

Pedindo a bênção de Deus, Dom Pedro concluiu o encontro enviando e encorajando os presentes a continuarem fiéis nas suas atividades, colaborando cada vez mais com a Igreja local de Santo André.

* Escrito por seminarista Gustavo Laureano Pinto, da casa de formação teológica

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO