Dom Pedro participa de reunião da comissão diocesana de liturgia

No último sábado, dia 12 de agosto, aconteceu no Edifício-sede Santo André Apóstolo, a reunião da Comissão Diocesana de Santo André, com a presença de Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, juntamente com a presença do Assessor da Comissão, Padre Guilherme Franco Octaviano, da coordenadora, Risocleide Matos e dos representantes das 10 regiões pastorais.

Inicialmente, Dom Pedro exprimiu sua alegria em participar de mais uma das atividades deste grupo. Também agradeceu a dedicação de todos da Comissão, que atua em diversos ramos da liturgia diocesana. O bispo destacou o caminho de amadurecimento da consciência litúrgica nestes últimos anos, como evidencia-se pelo Diretório Diocesano de Liturgia, promulgado em 2017, compilando todos os documentos referentes à liturgia para um rápido acesso a todos aqueles que necessitam, bem como pelas diversas formações, paroquiais, regionais e diocesanas, tendo por tema as diversas celebrações da vida da Igreja.

Comentando sobre a liturgia, Dom Pedro ressaltou que ela é um patrimônio de toda a Igreja, não de um grupo restrito, não podendo ficar à mercê de gostos pessoais e caprichos que desvirtuem o seu propósito de glorificação de Deus e santificação dos homens. Nas celebrações “limite-se cada um, ministro ou simples fiel, exercendo o seu ofício, a fazer tudo e só o que é de sua competência, segundo a natureza do rito e as leis litúrgicas.” (Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, 28), celebrando em conformidade com o que pede a Igreja.

Dom Pedro também teve a oportunidade de ouvir um pouco de como está a caminhada das dez regiões pastorais, suas facilidades e obstáculos, ressaltando que, com a formação e a unidade na região, os fiéis entendem que a liturgia deve ter lugar de destaque na vida de todas as comunidades, sendo a meta e a fonte de toda a ação eclesial (cf. SC, 10). Com o trabalho árduo, ainda que com as dificuldades do caminhar, os resultados vão aparecendo e podem ser colhidos por todos os que participam das celebrações.

Na continuidade da reunião, Dom Pedro participou da avaliação do Tríduo e Festa dos 69 anos de Criação da Diocese, dos preparativos da participação da Comissão no Festival Vocacional e dos detalhes referentes ao Jubileu Diocesano, como a novena de Santo André deste ano, que envolverá todas as regiões pastorais.

Pedindo a bênção de Deus, Dom Pedro concluiu o encontro enviando e encorajando os presentes a continuarem fiéis nas suas atividades, colaborando cada vez mais com a Igreja local de Santo André.

* Escrito por seminarista Gustavo Laureano Pinto, da casa de formação teológica