Altar da São Geraldo Magella é dedicado a Deus

A Paróquia São Geraldo Magella, localizada em Santo André, preparou a Santa Missa para a dedicação do altar e a bênção do ambão. Este momento especial foi presidido por Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo Diocesano de Santo André.

A celebração, que ocorreu na sexta-feira, 15 de dezembro, contou com a concelebração do Padre Walace Augusto Tomazini, administrador paroquial, e do Diácono Permanente Celso Luís Sais, além de membros da comunidade.

Antes da liturgia da palavra, Dom Pedro aspergiu o altar e o ambão, enfatizando a relevância da Palavra de Deus em nossas vidas e a simbologia do batismo.

Durante a homilia, Dom Pedro abordou a importância do altar, ressaltando como este representa o próprio Jesus Cristo e serve como ponto central para o encontro com Deus. Ele destacou a relação do altar com a vida cotidiana dos fiéis e sua significância na igreja:

“As orações fazem referência a esse momento bonito de dedicação do altar. E em nossa vida cotidiana, gostamos de que a nossa casa seja abençoada e pedimos que o padre possa dar a bênção. Assim também é na igreja, que é a casa de Deus, a casa da família de Deus. Esse tempo no qual se reúne a igreja somos nós, pedras vivas da construção de Deus. Dedicamos o altar, porque ele simboliza Jesus. Fazer reverência quando ele passa na frente do altar não é para o padre, mas sim para o altar, porque ele simboliza Jesus. O altar ocupa um lugar de destaque na igreja; ao entrar, é o altar que vemos primeiro. Ele é um símbolo de Jesus, pois Jesus é o caminho para nosso encontro com Deus.”

Em seguida, o bispo refletiu sobre a conexão entre o altar, Jesus e a Celebração Eucarística. Ele mencionou a proximidade do Natal e o significado do nascimento de Jesus, ressaltando a importância do altar como um local de encontro, perdão e reconciliação com Deus. O bispo enfatizou que, na Eucaristia, Jesus se faz presente e oferece perdão e reconciliação, transformando o altar em um local sagrado de comunhão e partilha.

Por fim, Dom Pedro abordou o aspecto físico e simbólico do altar, insistindo que ele deve ser uma estrutura permanente e respeitada, não apenas um móvel qualquer. Ele concluiu sua homilia invocando os santos para abençoar o altar, reafirmando seu papel central na vida litúrgica da comunidade.

O rito prosseguiu com a Ladainha de Todos os Santos, a oração de dedicação e consagração do altar, incluindo a unção com o Óleo do Crisma, a incensação e o revestimento do altar, simbolizando o sacrifício de Cristo, as orações dos fiéis e a união do sacrifício com a mesa do Senhor.

Após a Liturgia Eucarística, Padre Walace expressou gratidão aos dizimistas da comunidade, destacando a importância da partilha e da generosidade para o progresso da paróquia. Ele também agradeceu a Dom Pedro e ao Diácono Celso pelo empenho e amor dedicados à paróquia, incentivando a continuidade do espírito de unidade e missão na comunidade.

A dedicação do altar na Paróquia São Geraldo Magella foi um momento significativo de fé, reforçando a importância do altar e do ambão como símbolos centrais na vida litúrgica.

Decreto e Provisão – 30/08/2024

Os Dez Mandamentos

Semana Diocesana de Formação 2024 abordará o tema do Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”

Sexta edição do Festival Vocacional bate recorde de público