Diocese de Santo André

Dom Pedro celebra missa de abertura do ano letivo dos seminaristas

No dia 06 de fevereiro, terça-feira, Dom Pedro Cipollini presidiu a Santa Missa que marca o início do ano formativo das três casas de formação de nossa diocese, que aconteceu na Casa de Formação de Filosofia.

A Santa Missa pelas vocações sacerdotais foi concelebrada pelos reitores dos seminários: Padre Rudnei Sertório, da Casa de Teologia; Padre Cleidson Pedroso, da Casa de Filosofia; e Padre William Mariotto, da Casa do Propedêutico. Além deles, marcaram presença o Padre Rafael Capelato, diretor de estudos da Casa de Teologia, e o Padre Mário Alessio, diretor espiritual da Casa do Propedêutico, e Ryan Matthew Holke, MIPK, vigário episcopal para Caridade Social.

Na homilia proferida por Dom Pedro, o foco foi a essencialidade da formação dos seminaristas, abrangendo desde o início do percurso até os momentos finais de seu aprendizado, e sublinhou a gratidão pelos dedicados formadores e a preocupação com a integridade da formação sacerdotal. Alertou sobre a gravidade de se tornarem “padres funcionários” sem autêntica vocação, destacando que “Um padre sem vocação fica omisso, vê as ovelhas sofrerem e não toma providência… O bom pastor dá a vida por suas ovelhas!” Ele também criticou a falsa piedade, citando o Evangelho: “Me honram com os lábios, mas seu coração está longe de mim” (Mc 7, 6), apontando para a necessidade de uma fé genuína e ativa.

Além disso, Dom Pedro ressaltou as palavras inspiradoras do Papa Francisco aos seminaristas, realçando o papel central da Eucaristia na formação sacerdotal: “Retomemos estes pontos para colocar Deus no centro… Tudo isso se consegue somente com a adoração eucarística,” citou, referindo-se ao discurso do Papa que enfatiza a Eucaristia como fonte de inspiração pedagógica e disciplinar.  (leia a homilia na íntegra, clicando aqui).

Concluindo a celebração, os padres presentes, com sabedoria e compreensão, proferiram palavras inspiradoras de incentivo aos seminaristas, encorajando-os a perseguir seus caminhos com determinação e confiança, os padres reforçaram a importância da vocação escolhida por cada seminarista, instigando-os a abraçar com paixão os desafios e as alegrias que o ministério sagrado reserva para a caminhada.

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco