Dom Pedro ordena sacerdote da Congregação Oblatos de Maria Imaculada

O Diácono João Vitor Ferreira, OMI, missionário da Congregação dos Oblatos de Maria Imaculada, recebeu o Sacramento da Ordem no grau do Presbiterado pela imposição das mãos de Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André.

O rito de ordenação presbiteral ocorreu no dia 20 de abril, nas dependências da Escola Estadual Antonieta Borges Alves, em Diadema. O local foi escolhido devido à ligação do diácono com sua paróquia de origem, a Paróquia Cristo Rei.

Estiveram também presentes o pároco da paróquia Padre Cleidson Pedroso Souza, o provincial Padre Lindomar Felix da Silva, OMI, padres do clero diocesano, da congregação, familiares, amigos e a comunidade paroquial.

Em sua homilia, Dom Pedro falou sobre o Diácono João Vitor, enfatizando sua relação especial com a Paróquia Cristo Rei:

“Nosso irmão João Vitor, que nos une para bendizer a Deus pelo povo desta paróquia de Cristo Rei. Muitos estão aqui com o seu pároco, Padre Cleidson, porque foi do meio de vocês que saiu o João Vitor. Ele é daqui, desta região, da cidade, desta paróquia. Por isso ele quis que esse momento tão importante na vida dele fosse realizado aqui.”

Ressaltando como o local e a comunidade foram fundamentais na fé de João Vitor, o bispo falou sobre a congregação dos Oblatos de Maria Imaculada:

“Uma congregação missionária, fundada por um bispo santo, Santo Eugênio de Mazenod, um homem cheio de misericórdia, que quis evangelizar, sobretudo os pobres.”

O bispo diocesano também aproveitou a ocasião para falar sobre os princípios que devem guiar a vida de um presbítero, citando o Papa Francisco sobre as “quatro proximidades do padre”: com Deus, com o povo, com outros padres e com o bispo, reforçando a importância de viver estas proximidades como fundamento do ministério pastoral:

“Que essas proximidades estejam presentes na sua vida desde o momento em que você nasce como presbítero, porque elas te conduzirão com segurança pelos caminhos que Deus for lhe indicando.”

Rito de ordenação

O provincial da congregação Oblatos de Maria Imaculada, Pe. Lindomar Felix da Silva, OMI, apresentou o candidato ao presbiterado ao bispo diocesano. Após a homilia, o eleito João Vitor foi interrogado pelo por Dom Pedro, sobre a disponibilidade de abraçar fielmente as responsabilidades do ministério presbiteral.

Em seguida, o ordenando prostrou-se no chão durante a Ladainha de Todos Santos, num gesto de humildade, manifestando sua pequenez diante de Deus e total despojamento de si. Terminada a ladainha, aconteceu a imposição das mãos do bispo e a prece de ordenação na sequência, ocasiões em que são concedidos o dom do Espírito Santo ao eleito.

Após esses momentos, o neossacerdote foi revestido da estola presbiteral e da casula, que manifesta o ministério que doravante irão exercer na celebração da Sagrada Liturgia. O bispo ungiu com o Óleo do Santo Crisma, a palma das mãos do novo padre. Assim, simbolizando a especial participação do presbítero no sacerdócio de Cristo. Também recebeu o pão e o vinho, que indica a sublime missão de presidir a celebração da Eucaristia e a obrigação de, na vida presbiteral, seguir a Cristo crucificado conformando a própria vida ao mistério que celebram.

Ao final da celebração, Padre João Vitor foi acolhido pelo bispo, padres presentes, sinalizando, assim, que o ministério presbiteral deve ser vivido sempre em comunhão e unidade.