Nossa Senhora do Carmo

Entre os inúmeros títulos com os quais a Mãe de Jesus é venerada, um dos mais conhecidos é este: “Nossa Senhora do Carmo”. Temos a grande alegria de invocar Nossa Senhora do Carmo como orago” ou padroeira de nossa Catedral Diocesana.

Ao entrarmos na Catedral, está bem no fundo do presbitério, no meio do imenso painel artisticamente pintado pelo pintor Bastiglia, a imagem gloriosa de Nossa Senhora do Carmo. A mãe segurando o menino Jesus e o escapulário.

Esta devoção é muito antiga e surgiu no monte Carmelo, na Palestina em tempos bem anteriores à Idade Média. Carmelo quer dizer jardim ou pomar. Neste monte habitou o profeta Elias e depois os seus seguidores. Ali se construiu uma capela para venerar a Mãe de Jesus, ao redor dela se agruparam muitos monges que se dedicavam à oração. Foi ali que os Cruzados os encontraram.

Com a perseguição surgida na época da expansão do Islão e a derrota dos Cruzados que defendiam a Terra Santa, os monges se refugiaram na Europa e ali se estabeleceram como Ordem dos Carmelitas. Em um momento de muita dificuldade o superior da Ordem, São Simão Stock recorreu a Nossa Senhora. Esta aparecendo-lhe entregou o escapulário (palavra que deriva do latim scapula que quer dizer ombro). Nossa Senhora prometeu proteção a quem usasse este escapulário. Assim a devoção se difundiu e chegou até nós.

Muitas pessoas usam o escapulário. É um sinal de aliança com Maria, uma lembrança de que ela intercede e protege quem o usa. Não é uma mágica, mas um compromisso: Maria te protege, mas você deve orar, fugir do pecado e ouvir sempre a Palavra de Deus.

Que Nossa Senhora do Carmo nos ajude a seguir Jesus nesta vida, interceda por nós para que na outra vida sejamos livres da condenação, a fim de estarmos com Deus e louvá-lo para sempre.

Por intercessão de Nossa Senhora do Carmo, Deus abençoe a todos com a bênção da saúde e da paz.

+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André