Diocese de Santo André

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

A Catedral Nossa Senhora do Carmo, casa mãe da Diocese de Santo André, celebrou o Natal do Senhor, na manhã do dia 25 de dezembro, em missa presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, e concelebrada pelo pároco da catedral, Padre Joel Nery, e o vigário, Padre William Maia, que acolheram os presentes com alegria e gratidão.

Dom Pedro, em sua homilia, destacou três pontos fundamentais para o aprofundamento da fé cristã. Primeiramente, ele enfatizou o convite à alegria que a mensagem natalina traz:

“Alegrai-vos, o Senhor consolou o seu povo. Não caminhamos desamparados pelas estradas desta vida. Por mais difícil que seja a caminhada, não estamos sozinhos. O amor de Deus se manifesta em Jesus, um amor que nós não merecemos, mas que é gratuito e nos envolve completamente.”

Ele lembrou que, mesmo em tempos desafiadores, a luz de Cristo é fonte de consolo e esperança para todos.

No segundo ponto, Dom Pedro abordou a divindade de Jesus Cristo, reafirmando que:

“Jesus é muito mais do que um profeta ou um mestre. Ele é o Filho de Deus que se fez homem, Deus e homem verdadeiro. Deus se fez homem para que o ser humano se eleve até Ele, tornando-se semelhante a Ele. Ele nos purifica dos pecados, cancelando tudo o que nos separa de Deus e nos ajudando a sermos completos e realizados. Este é o grande mistério da Encarnação, uma obra do amor de Deus que quer salvar a todos.”

Por fim, o bispo refletiu sobre a rejeição de Jesus por muitos:

“Veio para os seus, mas os seus não o receberam. Recusar Jesus é recusar o próprio Deus. No entanto, quem o acolhe torna-se filho de Deus e participa de sua Glória Divina. Deus tem um projeto para nossa vida, que continua além da morte, e Ele é a suprema felicidade que todos buscamos. Acreditar em Jesus é aceitar o Reino de Deus, uma vida eterna que começa aqui e agora, quando abraçamos o mandamento do amor que gera justiça, fraternidade e paz, algo de que o mundo tanto necessita.”

Padre Joel, no final da celebração falou sobre a preparação para o Jubileu Ordinário, que, seguindo o exemplo da abertura oficial realizada pelo Papa Francisco em Roma, a Diocese de Santo André celebrará, no próximo domingo (29), a abertura diocesana deste ano jubilar. O momento solene começará às 10h, com uma peregrinção saindo da Paróquia Santo André, conhecida comoMatriz Rosa, até a catedral, onde às 11h, Dom Pedro presidirá a abertura oficial.

Dom Pedro concluiu com uma mensagem de esperança e gratidão, destacando que o Menino Jesus, renove em todos os corações a alegria e a paz. Ele convidou todos a acolherem a luz de Cristo e a espalharem o amor que Ele trouxe, desejando um Feliz e Santo Natal, pleno de graças e bênçãos para todas as famílias.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 11/02/2026

“Trabalho marcado pela escuta e pelo diálogo”: Pe. João Paulo, CSsR, toma posse no Jardim Zaíra

Diocese de Santo André ordena nove diáconos permanentes neste sábado

“Venho como operário da messe”: Padre Max assume como pároco da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra

LIBERDADE RELIGIOSA

Paróquia São Felipe Apóstolo acolhe Pe. Ernane Marinho, SIA, como administrador paroquial

Pastorais e movimentos refletem sobre os eixos do 9º Plano Diocesano de Pastoral

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Com reflexão sobre justiça e misericórdia, Tribunal Eclesiástico inicia Ano Judiciário

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal