Diocese de Santo André

Nomeações – 01/01/2025

🖌Levamos ao conhecimento de todo povo de Deus que Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo da Diocese de Santo André, no uso de suas atribuições, assinou os seguintes documentos:📃
  • Prot. 3592/35 – 18/12/2024: Por este decreto nomeio para o ofício de Vigário Geral da Diocese de Santo André, o Revmo. Sr. Pe. Joel Nery, presbítero incardinado de nossa Diocese, prorrogando pelo período de mais um ano e meio (a partir da data deste documento) este ofício que já vem exercendo a três anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. O Vigário Geral goza de poder executivo, não legislativo nem judicial, sendo que seu ofício é exercido em nome do Bispo Diocesano e não em nome próprio (cf. CDC cân. 476). O ofício de Vigário Geral tem dependência estrita do Bispo Diocesano. Seu exercício impõe total acatamento às orientações do Bispo que sempre pode evocar a si as decisões e o conhecimento dos assuntos (cf. CDC cân. 480). O Vigário Geral deve atuar em todo o momento segundo a mente e a vontade do seu Bispo, ao qual deve prestar contas (cf. CDC cân. 481).
  • Prot. 3606/35 – 01/01/2025: Por esta provisão, nomeamos o Revmo. Sr. Pe. Everton Gonçalves Costa, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Vigário Episcopal para a Coordenação Diocesana de Pastoral – Coordenador Diocesano de Pastoral (cf. CDC câns. 476; 479 §2), pelo período de 3 (três) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o direito. O Coordenador de Pastoral tem a função de assessorar o Bispo e os organismos diocesanos de pastoral como responsável imediato na Coordenação Diocesana de Pastoral e no Conselho Diocesano de Pastoral (cf. CDC câns. 511-513), bem como desenvolver a tarefa de providenciar e executar o que se refere aos trabalhos pastorais, que devem ser realizados a partir das resoluções do clero e dos organismos acima mencionados, quando aprovadas pelo Bispo Diocesano (cf. cân. 514), com o qual o Coordenador Diocesano de Pastoral deve trabalhar em sintonia (cf. cân. 480), pois a coordenação de pastoral pertence ao Bispo Diocesano e é compartilhado como cargo de confiança. Cabe ainda ao Coordenador Diocesano de Pastoral na fidelidade às coordenadas do 1º Sínodo Diocesano, promover a unidade na pastoral da Diocese, a partir do Plano Diocesano de Pastoral, favorecendo uma pastoral orgânica na perspectiva da unidade na diversidade.
  • Prot. 3607/35 – 01/01/2025: Fazemos saber que, em vista da unidade diocesana e da articulação pastoral da Forania Santo André – Centro, nomeamos como Vigário Forâneo da Forania Santo André – Centro (cf. CDC 553-555) o Revmo. Sr. Pe. Ademir Santos de Oliveira, presbítero incardinado de nossa Diocese, pelo período de 3 (três) anos ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. Esta provisão torna-o membro do Conselho Diocesano de Presbíteros (cf. Estatuto – Documento da Vida Presbiteral Art. 14.); para o bem da caminhada pastoral do clero e fiéis leigos desta Forania, na missão evangelizadora.
  • Prot. 3608/35 – 01/01/2025: Fazemos saber que, em vista da unidade diocesana e da articulação pastoral da Forania Santo André – Leste, nomeamos como Vigário Forâneo da Forania Santo André – Leste (cf. CDC 553-555) o Revmo. Sr. Pe. Cícero Soares da Silva Neto, presbítero incardinado de nossa Diocese, pelo período de 3 (três) anos ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. Esta provisão torna-o membro do Conselho Diocesano de Presbíteros (cf. Estatuto – Documento da Vida Presbiteral Art. 14.); para o bem da caminhada pastoral do clero e fiéis leigos desta Forania, na missão evangelizadora.
  • Prot. 3609/35 – 01/01/2025: Fazemos saber que, em vista da unidade diocesana e da articulação pastoral da Forania Santo André – Utinga, nomeamos como Vigário Forâneo da Forania Santo André – Utinga (cf. CDC 553-555) o Revmo. Sr. Pe. Cláudio Pereira Santos, presbítero incardinado de nossa Diocese, pelo período de 3 (três) anos ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. Esta provisão torna-o membro do Conselho Diocesano de Presbíteros (cf. Estatuto – Documento da Vida Presbiteral Art. 14.); para o bem da caminhada pastoral do clero e fiéis leigos desta Forania, na missão evangelizadora.
  • Prot. 3610/35 – 01/01/2025: Fazemos saber que, em vista da unidade diocesana e da articulação pastoral da Forania São Bernardo do Campo – Centro, nomeamos como Vigário Forâneo da Forania São Bernardo do Campo – Centro (cf. CDC 553-555) o Revmo. Sr. Pe. Jean Rafael Eugênio Barros, presbítero incardinado de nossa Diocese, pelo período de 3 (três) anos ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. Esta provisão torna-o membro do Conselho Diocesano de Presbíteros (cf. Estatuto – Documento da Vida Presbiteral Art. 14.); para o bem da caminhada pastoral do clero e fiéis leigos desta Forania, na missão evangelizadora.
  • Prot. 3611/35 – 01/01/2025: Fazemos saber que, em vista da unidade diocesana e da articulação pastoral da Forania São Bernardo do Campo – Anchieta, nomeamos como Vigário Forâneo da Forania São Bernardo do Campo – Anchieta (cf. CDC 553-555) o Revmo. Sr. Pe. Rogério Duarte Irmão, presbítero incardinado de nossa Diocese, pelo período de 3 (três) anos ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. Esta provisão torna-o membro do Conselho Diocesano de Presbíteros (cf. Estatuto – Documento da Vida Presbiteral Art. 14.); para o bem da caminhada pastoral do clero e fiéis leigos desta Forania, na missão evangelizadora.
  • Prot. 3612/35 – 01/01/2025: Fazemos saber que, em vista da unidade diocesana e da articulação pastoral da Forania São Bernardo do Campo – Anchieta, nomeamos como Vigário Forâneo da Forania São Bernardo do Campo – Rudge Ramos (cf. CDC 553-555) o Revmo. Sr. Pe. Guilherme Franco Octaviano, presbítero incardinado de nossa Diocese, pelo período de 3 (três) anos ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. Esta provisão torna-o membro do Conselho Diocesano de Presbíteros (cf. Estatuto – Documento da Vida Presbiteral Art. 14.); para o bem da caminhada pastoral do clero e fiéis leigos desta Forania, na missão evangelizadora.
  • Prot. 3613/35 – 01/01/2025: Fazemos saber que, em vista da unidade diocesana e da articulação pastoral da Forania Diadema, nomeamos como Vigário Forâneo da Forania Diadema (cf. CDC 553-555) o Revmo. Sr. Pe. Rafael Capelato, presbítero incardinado de nossa Diocese, pelo período de 3 (três) anos ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. Esta provisão torna-o membro do Conselho Diocesano de Presbíteros (cf. Estatuto – Documento da Vida Presbiteral Art. 14.); para o bem da caminhada pastoral do clero e fiéis leigos desta Forania, na missão evangelizadora.
  • Prot. 3614/35 – 01/01/2025: Fazemos saber que, em vista da unidade diocesana e da articulação pastoral da Forania São Caetano do Sul, nomeamos como Vigário Forâneo da Forania São Caetano do Sul (cf. CDC 553-555) o Revmo. Sr. Pe. Nelson Rosselli Filho, presbítero incardinado de nossa Diocese, pelo período de 3 (três) anos ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. Esta provisão torna-o membro do Conselho Diocesano de Presbíteros (cf. Estatuto – Documento da Vida Presbiteral Art. 14.); para o bem da caminhada pastoral do clero e fiéis leigos desta Forania, na missão evangelizadora.
  • Prot. 3615/35 – 01/01/2025: Fazemos saber que, em vista da unidade diocesana e da articulação pastoral da Forania Mauá, nomeamos como Vigário Forâneo da Forania Mauá (cf. CDC 553-555) o Revmo. Sr. Pe. Josemar Inácio da Rocha, presbítero incardinado de nossa Diocese, pelo período de 3 (três) anos ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. Esta provisão torna-o membro do Conselho Diocesano de Presbíteros (cf. Estatuto – Documento da Vida Presbiteral Art. 14.); para o bem da caminhada pastoral do clero e fiéis leigos desta Forania, na missão evangelizadora.
  • Prot. 3616/35 – 01/01/2025: Fazemos saber que, em vista da unidade diocesana e da articulação pastoral da Forania Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra, nomeamos como Vigário Forâneo da Forania Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra (cf. CDC 553-555) o Revmo. Sr. Pe. Hamilton Gomes do Nascimento, presbítero incardinado de nossa Diocese, pelo período de 3 (três) anos ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. Esta provisão torna-o membro do Conselho Diocesano de Presbíteros (cf. Estatuto – Documento da Vida Presbiteral Art. 14.); para o bem da caminhada pastoral do clero e fiéis leigos desta Forania, na missão evangelizadora.
  • Prot. 3617/35 – 01/01/2025: Por esta nomeação, constituímos o Conselho Diocesano de Presbíteros da Diocese de Santo André, conforme orientações do Código de Direito Canônico (cf. câns. 495 §1; 496-501) e do Estatuto Diocesano do Conselho Presbiteral (cf. Cap. 3, Art. 8º), pelo período de 3 (três) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito, compondo-se dos referidos presbíteros, tendo o Bispo Diocesano como seu Presidente: Os que o são em razão do ofício que exercem (cf. cân. 497, n. 2): Pe. Joel Nery (Vigário Geral); Pe. Everton Gonçalves Costa (Vigário Episcopal para Coordenação Pastoral); Pe. Ryan Matthew Holke (Vigário Episcopal para Caridade Social); Pe. Vagner Franzini (Ecônomo e Procurador Diocesano); Pe. José Aparecido Cassiano (Coordenador da Pastoral Presbiteral); e Pe. Rudnei Sertorio (Reitor do Seminário de Teologia). Os que foram eleitos pelo presbitério (cf. cân. 497, n. 1): Pe. Ademir Santos de Oliveira (Forania Santo André – Centro); Pe. Cícero Soares da Silva Neto (Forania Santo André – Leste); Pe. Claudio Pereira Santos (Forania Santo André – Utinga); Pe. Jean Rafael Eugênio Barros (Forania São Bernardo do Campo – Centro); Pe. Rogério Duarte Irmão (Forania São Bernardo do Campo – Anchieta); Pe. Guilherme Franco Octaviano (Forania São Bernardo do Campo – Rudge Ramos); Pe. Rafael Capelato (Forania Diadema); Pe. Nelson Rosselli Filho (Forania São Caetano do Sul); Pe. Josemar Inácio da Rocha (Forania Mauá); e Pe. Hamilton Gomes do Nascimento (Forania Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra). Três presbíteros escolhidos pelo bispo (cf. cân. 497, n. 3): Pe. Flávio Gomes de Alcântara; Pe. Almir Gonçalves dos Reis, CRS; e Pe. Camilo Gonçalves de Lima. O Conselho Presbiteral, em comunhão com a Igreja (cf. cân. 149), concretiza a corresponsabilidade Presbiteral que fundamenta na própria ordenação sacerdotal. Ele é convocado pelo Bispo Diocesano e não pode agir sem ele, tendo voto somente consultivo, de acordo com as normas do Direito Canônico, cân. 500 §1-3. (cf. Art. 2º e 4º do Estatuto do Conselho Diocesano de Presbíteros). Este Conselho passa a vigorar com esta publicação.
  • Prot. 3618/35 – 01/01/2025: Nomeação “pro tempore” do Revmo. Sr. Pe. Eduardo Antônio Calandro, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Administrador Paroquial da Paróquia Santo Antônio – Jardim Santo Antônio, em Santo André – SP, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. Sem prejuízo de seu ofício como Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santo André. A tomada de posse se dará pela leitura da presente nomeação nas missas dominicais (cf. cân. 527§2).
  • Prot. 3619/35 – 01/01/2025: Fazemos saber que, dada a necessidade de constituir em nosso Seminário Diocesano, diretores espirituais que contribuam para a formação de nossos candidatos às Ordens Sagradas, para que os mesmos possam assemelhar-se sempre mais a Cristo, conforme os critérios do Evangelho, de acordo com o cânon 239 § 2, bem como n. 42-43 (Diretório Diocesano para a Formação Presbiteral), nomeamos para o ofício de Diretor Espiritual da Casa de Formação Teológica – Seminário Diocesano de Santo André, o Revmo. Sr. Pe. Mário Alécio da Silva Ferreira, presbítero incardinado de nossa Diocese, pelo período de 3 (três) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. O Diretor Espiritual deve exercer com prudência e discrição esse ministério, para que o processo educativo de nossos seminaristas os leve para uma decisão fiel e madura de sua vocação e missão para o seu próprio bem e o bem da Igreja.
  • Prot. 3620/35 – 01/01/2025: Fazemos saber que, dada a necessidade de constituir em nosso Seminário Diocesano, diretores espirituais que contribuam para a formação de nossos candidatos às Ordens Sagradas, para que os mesmos possam assemelhar-se sempre mais a Cristo, conforme os critérios do Evangelho, de acordo com o cânon 239 § 2, bem como n. 42-43 (Diretório Diocesano para a Formação Presbiteral), nomeamos para o ofício de Diretor Espiritual da Casa de Formação do Propedêutico o Revmo. Sr. Pe. Claudio Pereira Santos, presbítero incardinado de nossa Diocese, pelo período de 3 (três) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. O Diretor Espiritual deve exercer com prudência e discrição esse ministério, para que o processo educativo de nossos seminaristas os leve para uma decisão fiel e madura de sua vocação e missão para o seu próprio bem e o bem da Igreja.
  • Prot. 3621/35 – 01/01/2025: Fazemos saber que, atendendo a solicitação do Bispo da diocese de Coari – AM, Dom Marcos Piatek, CSsR, concedemos, por meio deste documento (cf. CDC cân. 147-148) o Uso de Ordem na Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida – Bairro Paulicéia, em São Bernardo do Campo – SP, ao Revmo. Sr. Pe. Antônio Carlos Viana de Vasconcelos, presbítero incardinado na Diocese de Coari – AM, para celebrar, pregar a Palavra de Deus, administrar solenemente o Santo Batismo e assistir os Matrimônios “servatis servandis”, por motivo de estudo de Mestrado, em Direito Canônico, na PUC de São Paulo, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito, em comunhão com o Bispo Diocesano, o Presbitério e o Pároco-Reitor local.
  • Prot. 3622/35 – 01/01/2025: Fazemos saber que, atendendo ao pedido do Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Bairro Eldorado, em Diadema, concedemos, por meio deste documento, o Uso de Ordem, ao Revmo. Sr. Pe. Daniel Aparecido de Campos, SCJ, religioso-presbítero da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, para que possa celebrar e pregar a Palavra de Deus, na Comunidade de Vida “Comunidade Eucarística dos Acatistos” (fundada com inspiração dehoniana no Santuário São Judas Tadeu, em São Paulo capital), da qual é Conselheiro Espiritual, cuja sede, transferida de São Paulo, está localizada na Diocese de Santo André, situada no território da referida Paróquia, no seguinte endereço: Estrada Maria Cristina, nº. 254 – Bairro Eldorado, em Diadema; enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito, em comunhão com o Bispo Diocesano, o Administrador Paroquial e as orientações Diocesanas. Também concedemos por este documento, da mesma forma acima assinalada, Uso de Ordem para os respectivos padres: o Revmo. Sr. Pe. Cleiton Guimarães dos Santos, SCJ e o Revmo. Sr. Pe. Igor Jerônimo Almeida Pereira, SCJ, vigários paroquiais auxiliares do Revmo. Sr. Pe. Daniel Aparecido de Campos, SCJ.
  • Prot. 3623/35 – 01/01/2025: Fazemos saber que, concedemos, por meio deste documento, Uso de Ordem na Diocese de Santo André para o exercício de seu ministério (cf. cân. 146), ao Revmo. Sr. Diác. João Oliveira dos Santos, diácono permanente incardinado em nossa Diocese, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus, servir a comunidade e fazer parte do CAEP e do CPP, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. Em tudo seja observado o Código de Direito Canônico e os usos e costumes de nossa Diocese, mormente o que consta no Diretório Diocesano para o Diaconato Permanente.
  • Prot. 3624/35 – 01/01/2025: Tendo a então Congregação do Clero, em Carta Circular de 11/04/1971 n.6, prescrito o estabelecimento do Museu Diocesano que preferimos chamar de “Centro de Memória Diocesano”, cuja finalidade é “preservar a memória histórica da Diocese através de objetos significativos, obras de arte e de singular devoção popular, imagens, paramentos e objetos que foram de uso dos bispos que passaram pela Diocese, ou a eles se referem, e outros” (cf. Regimento Interno da Cúria Diocesana de Santo André n.41), dando-se para isso especial importância à catalogação e inventário dos bens existentes; Fazemos saber que, por esta provisão (cf. Regimento Interno §42), nomeamos Coordenador do Centro de Memória (Museu Diocesano) o Revmo. Sr. Pe. Ademir Santos de Oliveira, presbítero incardinado de nossa Diocese; e como colaboradores diretos, nos trabalhos a serem desenvolvidos no referido Centro de Memória Diocesano, nomeamos: Assessor Técnico o Revmo. Sr. Pe. Rafael Capelato e Assessor Artístico o Revmo. Sr. Pe. Alexandre Costa Santos, Presbíteros incardinados de nossa Diocese; Ambos os três pelo período de 3 (três) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o direito, devendo os mesmos trabalharem em equipe e observar as orientações do Regimento Interno da Cúria Diocesana (cf. §§40-42) e demais documentos da Igreja referentes a patrimônio e bens culturais.
  • Prot. 3625/35 – 01/01/2025: Fazemos saber que, por esta provisão, nomeamos Coordenador da Comissão dos Bens Culturais da Igreja de Santo André (COBECISA) o Revmo. Sr. Pe. Fernando Rocha Sapaterro, presbítero incardinado de nossa Diocese, pelo período de 3 (três) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito, com a missão de reorganizar a referida Comissão, coordenando sua atuação em unidade com o Bispo e demais setores da Cúria Diocesana. A COBECISA tem como finalidade orientar os projetos de construção e assessorar as intervenções nos espaços litúrgicos (quer interna, como externamente), para a melhoria da qualidade dos edifícios sagrados (igreja matriz, capelas, oratórios e demais igrejas e edifícios de culto) que acolhem ou acolherão fiéis para orações e celebrações. Cabe a esta Comissão ajudar a cuidar, orientar e propor o que possa favorecer a dignidade do ambiente de culto e a digna celebração litúrgica, na organização do espaço sagrado. Para isso, deve a mesma examinar os planos e projetos de construção ou reforma de igreja ou lugares de culto (cabendo ao Setor Jurídico-imobiliário-obras o exame dos contratos de execução das obras), além de promover o gosto e sentido artístico do Povo de Deus, em especial o Clero, por meio de cursos, conferências e outros recursos apropriados. Observem-se para tal as orientações contidas no Guia de Orientações para Projetos, Execuções e Conservação de igrejas da Diocese de Santo André, editado em 2016.
  • Prot. 3626/35 – 01/01/2025: Concedemos ao Revmo. Sr. Pe. Adriano Pereira da Silva, o Uso de Ordem na Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Catedral Diocesana), para ser acompanhado em seu discernimento pelo Revmo. Sr. Pe. Joel Nery, pároco da Catedral e Vigário Geral, podendo o referido presbítero, celebrar, pregar a Palavra de Deus, administrar o batismo e assistir os Matrimônios “servatis servandis”, somente nesta paróquia, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito, devendo agir em comunhão com o Bispo, o Presbitério e o Pároco local. O disposto neste decreto depende do cumprimento das normas dos câns. 285§3; 287§2, entrando em vigor somente a partir de doze de janeiro do ano corrente.
  • Prot. 3627/35 – 01/01/2025: Fazemos saber que, atendendo ao pedido do Provincial dos Oblatos de Maria Imaculada – Província do Brasil (Prot. 406, de 15/12/2024), e as necessidades dos fiéis e ao bem pastoral da Paróquia São Luiz Gonzaga – Jardim Paranavaí, em Mauá – SP, e ao teor do cân. 682 § 1, nomeamos para o ofício de Pároco (cf. CDC 519-538) o Revmo. Sr. Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, religioso-presbítero da Congregação dos Missionários de Maria Imaculada, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito (cf. cân. 1740-1752). A posse realize-se na igreja matriz no dia 30/01/2025 na missa das 19h (cf. cân. 527 §3).

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo