Setor Música colhe primeiros frutos com formações

Foi apenas um ano de trabalho e outro de planejamento, entretanto, o Setor Música da Diocese de Santo André começa colher frutos já nos primeiros passos. No dia 28 de abril, mais de 450 pessoas participaram da formação na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, com o músico e professor Eduardo Soares, que palestrou com o tema “A arte de cantar Salmos”.

A formação destacou um pouco da parte teórica, reforçando a importância de conhecer livros litúrgicos, como o Missal Romano e a Liturgia das Horas. “Estes livros são verdadeiros manuais de instrução, do que devemos fazer e o que não devemos fazer na liturgia. Melhor curso de formação está ali”, destacou Eduardo Soares, que frisou no segundo período da palestra canto gregoriano em português. “É importante resgatarmos a beleza do canto gregoriano e falei um pouco da minha experiência”, disse o músico, que também leciona na Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão, além de integrar o Coral Municipal de Cubatão e o Grupo de Oblatos do Mosteiro de São Bento, em São Paulo.

Quem participou da formação aprovou. “Dúvidas, que são recorrentes a todas as pessoas, foram sanadas. Nosso intuito é de aperfeiçoar a participação e levar a Palavra de Deus à assembleia”, disse Marcelo Baraldi, que participa há 17 anos do Ministério de Música. “Sempre precisamos ser formados e receber a orientação de quem tem melhor informação”, completou.

Carina de Alencar Belém destacou que entendeu melhor como proclamar o salmo. “Precisamos estudar mais porque o salmo pode ser de gratidão, súplica, louvor, então precisou entender como proclamá-lo. Tenho que cantar mais com o meu coração”, disse ela. Há ainda quem veio de longe, como Juliana Olaf, de Suzano. “O curso foi ótimo porque reforçou que precisamos colocar a alma, para que as pessoas entendam”, frisou.

Os elogios e a procura pela formação demonstraram que o povo católico está em busca de aprendizado para melhor servir a Jesus e anunciar o Evangelho. “As pessoas estão sedentas por formação. Há uma grande demanda e os fiéis querem aprender mais, porém, ainda sabemos que este número de pessoas é uma gota no oceano, recordando que a Diocese tem mais de 100 paróquias”, frisou a coordenadora do Setor Música, Fernanda Marqui. “Agora, temos que dar passos maiores e estar próximo às paróquias, ir às comunidades, ver como o trabalho está sendo feito”, emendou o assessor diocesano do Setor Música, o seminarista Guilherme Franco.

Eles revelaram que ainda terão mais formações neste ano, como uma para bateristas e percussionistas; de equalização do som para as celebrações; e de multiplicadores para fomentar grupos de crianças. Todas as palestras serão divulgadas pelo site da diocese.

Texto e fotos de Thiago Silva

Clique aqui e veja as fotos.