Diocese de Santo André

Escola Diaconal anuncia retorno com formação online todas as terças

A Escola Diaconal Diocesana “Santo Efrém Diácono” anunciou a retomada da formação dos candidatos ao diaconato permanente para a próxima terça-feira (29/9), às 19h30, no formato online pelo aplicativo Google Meet. Os encontros semanais acontecerão sempre às terças.

A decisão foi confirmada na noite desta quinta-feira (24/9), durante reunião virtual com a participação do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, membros da direção da escola (Pe. Pedro Teixeira de Jesus, diáconos Wagner Innarelli, José Carlos Junior e Everson Neves Mendes) e de todos os 16 candidatos ao diaconato permanente.

Na primeira parte da atividade, o pastor da Igreja Católica no Grande ABC pediu para que alguns postulantes ao ministério diaconal  colocassem como estavam vivendo neste momento de pandemia da Covid-19. “Alguns falaram de sua parte profissional e também de sua atuação na paróquia”, comenta o vice-diretor da Escola Diaconal, Wagner Innarelli. Segundo o diácono, posteriormente, a retomada das formações dos candidatos via online foi a pauta do diálogo com os participantes, uma vez que as atividades presenciais ainda não têm data para o retorno. As formações acontecerão sobre vários temas como o Concílio Vaticano II, a história da diocese, liturgia, doutrina social da Igreja, entre outros, sempre com palestrantes convidados.

Renan Evangelista, que foi admitido às Ordens Sacras em outubro do ano passado – o rito da admissão é quando o aspirante se torna legitimamente candidato à ordem sacra, sendo para o diaconato permanente é o primeiro estágio – reforçou a importância desse encontro de partilha, de zelo pela espiritualidade e pela vocação. “Foi um momento de grande crescimento espiritual e humano para a nossa diocese”, resume.

Robin Januário classificou a reunião como muito proveitosa. “Cada candidato pôde partilhar suas experiências vividas neste tempo de pandemia: desafios profissionais, na paróquia e a suas relações familiares”, destaca.

Na segunda parte, Dom Pedro reforçou o envolvimento dos futuros diáconos com as atividades diocesanas, sobretudo, para o serviço e com o Vicariato Episcopal para a Caridade Social: “servir aos mais pobres, não somente os pobres que estão desprovidos de recursos financeiros, mas aqueles também que estão nas periferias existenciais. Essa é a base para o diaconato”, salienta.

Por fim, Sandro Bermudes também enfatizou a reflexão do bispo diocesano, no aspecto de que o diaconato é o serviço da caridade, “e que nós devemos sempre ter em mente ações voltadas para a caridade como um todo, não apenas em uma paróquia ou uma instituição”, frisa.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO