Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

No dia 16 de julho, a Diocese de Santo André celebrou com grande devoção e alegria a festa da padroeira da catedral diocesana, Nossa Senhora do Carmo. A solene celebração foi presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, reunindo uma multidão de fiéis e grande parte do clero diocesano. Entre os concelebrantes, destacou-se o vigário geral e pároco da catedral, Padre Joel Nery, que foi especialmente acolhido por Dom Pedro.

Na homilia, o bispo diocesano iniciou saudando os presentes e ressaltando a alegria de estarem reunidos na catedral dedicada a Nossa Senhora do Carmo. Ele destacou a importância de Maria na fé cristã, afirmando:

“Jesus, ao morrer na cruz, tinha dado tudo para nós, a própria vida. E Ele então nos dá também sua Mãe como nossa mãe. Quando, olhando para o discípulo, João diz: ‘Eis tua mãe’. Ele representava todos nós.”

Dom Pedro lembrou que a verdadeira parentela de Jesus é espiritual, composta por aqueles que ouvem e praticam a Palavra de Deus. Ele continuou refletindo sobre a fé de Maria, a primeira a acreditar em Jesus, destacando sua resposta pronta ao anjo na Anunciação:

“Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra.”

Enfatizou ainda que Maria não é o centro da fé, mas a que mais próxima esteve de Jesus, sendo exemplo de dedicação e fidelidade:

“Maria, a primeira que acreditou em Jesus, antes mesmo Dele nascer, a primeira a colaborar com Ele, a protegê-lo da fúria de Herodes, fugindo para o Egito, amamentando, cuidando.”

Ao final, Dom Pedro refletiu sobre a devoção a Nossa Senhora do Carmo, explicando a origem e o significado do escapulário:

“Quem usa o escapulário está pedindo a Maria que o leve a Jesus para fazer o que Ele nos ordenar.”

Ele destacou a importância de ouvir e praticar a Palavra de Deus em meio a tantas vozes e distrações do mundo moderno:

“Maria é aquela facilitadora, aquela que estende a mão com o escapulário, com o seu auxílio para que você receba Jesus na tua vida, não só no teu cérebro, na tua mente, nem mesmo só no seu coração, mas efetivamente, de verdade, seguindo e praticando o que Ele ensinou.”

No final da celebração, houve a bênção e imposição dos escapulários, momento de grande emoção e renovação da fé para todos os presentes. Os fiéis, tocados pela mensagem de Dom Pedro, renovaram seu compromisso de seguir os ensinamentos de Cristo, com Maria como guia e intercessora.

Veja o álbum completo, clicando aqui.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral