Amigo secreto: qual a origem?

Chega o fim do ano, percebemos como o ano voou, a correria começa, as confraternizações, a busca por presentes para dar a quem amamos e a famosa brincadeira: “O meu amigo secreto é…” e aí nos perguntamos: de onde veio? E a verdade é que não se sabe ao certo como surgiu, mas alguns historiadores dizem que começou há muito tempo, na Grécia Antiga, quando os gregos presenteavam algumas pessoas influentes, aleatoriamente, em datas festivas. Outros já dizem que surgiu com os povos nórdicos, por volta do século XVIII, que trocavam presentes para celebrar o pacto com os deuses.

Há quem diga que essa tradição surgiu nos Estados Unidos por alguns operários que queriam presentear os amigos na confraternização de final de ano, mas como nem todos eram tão amigos assim, sempre houve preferências e, com isso, alguns funcionários acabavam sendo deixados de lado. Sendo assim, adaptaram a brincadeira por sorteio para que todos que quisessem, participassem e trocassem lembranças.

A brincadeira consiste em reunir adultos e crianças, seja entre família, grupo de amigos ou até mesmo empresas, colocar os nomes em papéis, e sorteá-los, em seguida é feito o sorteio, desde que não tire você mesmo, inclusive hoje em dia pode ser feito virtualmente, e depois deverá comprar algum presente para o seu amigo secreto. Muitos estipulam valor e dizem o que quer ganhar de presente.

Em alguns lugares há variações para tornar o jogo ainda mais divertido, muitos fazem o ‘inimigo secreto’, que é dado um presente no propósito de brincar com a pessoa, outros fazem o ‘amigo ladrão’, em que é possível roubar o presente dos colegas e outros fazem um sorteio valendo caixa de chocolate. Algumas pessoas, na hora de revelar o amigo secreto, fazem um discurso descritivo do colega para que tentem adivinhar quem é, o que torna a brincadeira ainda mais legal.

No final das contas, todos saem presenteados e felizes com a brincadeira. Mas podemos ir além e propor algo melhor ainda: que tal rezarmos por nosso amigo oculto? Colocarmos sua família em oração, dar um cartão com algum versículo inspirador, para que mesmo com toda a brincadeira, não nos esqueçamos do verdadeiro intuito do Natal: o nascimento de Jesus. E se pensarmos um pouco mais além em quem nos sorteou, podemos concluir que talvez sejamos o ‘amigo secreto’ que Deus tirou, pois nos deu o dom da vida, o nosso respirar, a graça de poder louvá-lo diariamente, de proclamar sua palavra e fez ainda mais: deu-nos uma família para que nos amparasse e nunca nos deixasse sozinhos. Esse com certeza é o maior presente, o dom de viver. Vamos aproveitar esta época e nos dispormos a orar por aqueles que precisam de um amigo secreto para trazer alegria à vida e agradecer aquele que primeiramente nos sorteou e nos deu o melhor presente de todos.

Por Amanda Albela