No domingo, 08 de março de 2015, os jovens das Paróquias Nossa Senhora das Graças (Vila Humaitá) e Nossa Senhora de Fátima (Bairro Santa Maria), ambas de Santo André, se uniram para uma caminhada penitencial. O objetivo era peregrinar de Paranapiacaba até a Vila de Taquarussu, pequeno vilarejo histórico localizado na divisa de Santo André com Mogi das Cruzes.
Os quase 150 participantes foram acompanhados pelos seminaristas Guilherme Franco e Leandro Johansen e guiados pelo Pe. Joel Nery nas reflexões, orações e cantos.
O percurso não foi fácil devido às condições adversas: chuva, pedras e lama. Os jovens revezavam-se para carregar um grande crucifixo, mas nada disso desmotivou os peregrinos: “houve dificuldade no percurso, porém não foi motivo para desânimo. Haviam sempre motivações próprias ou que os jovens colocavam e isso animava à prosseguir. Mas o melhor foi viver a experiência, mesmo que minúscula e incomparável com àquela cruz de Cristo, e isso não tem preço!” disse a jovem Natália Rodrigues, participante do grupo ‘Elos em Cristo’ da Paróquia Nossa Senhora das Graças.
Guilherme Vileni, 17 anos, também contou o que sentiu: “foi uma experiência nova que eu nunca tinha vivido e realmente gostei! Tivemos obstáculos no caminho e nem por isso desistimos. Houve a presença de Deus em cada passo”. Joel dos Santos Machado concordou: “ Na percurso fui percebendo como a caminhada dos cristãos é difícil. O terreno da caminhada não foi fácil para nós, temos dificuldades na vida como a chuva que nos encharcou, mas continuamos com fé! Carregar a cruz durante o percurso me serviu como reflexão”.
O ápice da caminhada foi a Celebração Eucarística na Capela Santa Luzia, na Vila de Taquarussu, presidida por Pe. Joel.