Bispo elogia trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa

Na bela manhã de sábado (25), os Agentes da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Santo André participaram do encontro com o bispo Dom Nelson Westrupp, scj, na Mitra Diocesana, que destacou a importância dos agentes para a Igreja. Também participou o assessor da Pastoral, o Pe. Wagner Franzini.

Na primeira parte da palestra, Dom Nelson destacou o espírito de liderança que os agentes precisam ter. “Os bons líderes são magnânimos porque fazem de tudo para conquistar o próximo e é uma pessoa que está sempre disposta a fazer o bem. Os líderes tornam os sonhos em realidade concreta. É o oposto de quem pensa pequeno”, frisou o bispo. “Quando as pessoas compreendem que a liderança é uma virtude em ação, um serviço, então suas almas voarão como estivessem recebido asas”, completou.

Depois, ressaltou a beleza do trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa. “Desde o primeiro instante, estamos sob os cuidados de Deus. Somos seres de cuidado. Por isso admiro o trabalho de vocês. Queria estar fazendo o trabalho de vocês, mas acredito que a cada visita de vocês, estou indo junto. O que vocês realizam é diferente de filantropia. Vocês fazem caridade porque veem Deus naquele que recebe caridade. Vocês são cuidadores e Deus sempre olha com amor sem limites”, afirmou.

Pe. Wagner, que assumiu a Pastoral em outubro de 2014, destacou a importância da formação. “Este é o encontro anual do Pastor com seu pastoreio. Dom Nelson faz questão de deixar sua mensagem de incentivo, perseverança para que os líderes não desanimem”, ressaltou o sacerdote. “Esses primeiros meses estão sendo maravilhosos, que estou conhecendo a realidade da Pastoral, um trabalho muito bonito”, completou.

A coordenadora da Pastoral, Ivone Alexandroni Ferrari, agradeceu mais uma vez a presença de Dom Nelson e falou sobre o trabalho dos agentes. “Este momento com Dom Nelson nos deixa mais forte e firme para realização de nossa missão. Temos como meta concretizar o legado deixado pelo Papa João Paulo II, que escreveu dois meses antes de morrer: ‘Que cada comunidade acompanhe com compreensão amorosa todos os que envelhecem’”, disse a coordenadora.

Ela ainda recordou que a PPI se destina a todos sem se importar com as crenças ou história de vida, mas sim a todos que envelhecem. “Se preocupamos todos estes, embora preferencialmente nos mais vulneráveis, sejam por fragilidade física por situação de risco social. Nossa missão é ir sempre em frente levando o amor de Jesus”, finalizou.

PPI no Brasil

A PPI está presente em 186 dioceses, 1.280 paróquias, 4.445 comunidades e 25 estados da federação, sendo 812 municípios. A Pastoral é um Organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e foi criada oficialmente no dia 05 de novembro de 2004, mas já desenvolvia o seu trabalho desde 1996.

A PPI foi implantada pela Dra. Zilda Arns, então coordenadora Nacional da Pastoral da Criança e que utilizou o modelo e metodologia da Pastoral da Criança na PPI.

IMG_0378a IMG_0376a