Diocese de Santo André

Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama, o outro as estrelas

A frase acima, atribuída a Santo Agostinho, propõe refletirmos acerca de como lidamos com os problemas, desafios e imprevistos que aparecem diariamente.

As dificuldades que passamos podem ser consideradas verdadeiras correntes que nos aprisionam. Elas nos mantém reféns de uma realidade desagradável, que desejamos mudar a todo custo.

Porém, é impossível pensar em uma vida sem problemas. Isso simplesmente não existe. Como sabemos, o próprio Jesus foi desafiado inúmeras vezes, além de enfrentar momentos difíceis.

Ao longo da nossa vida conhecemos pessoas que passaram por situações muito tristes: a perda de um filho, uma doença grave, acidentes ou vícios. Felizmente, muitas delas conseguem superar esses desafios e seguem em frente.

Outras, porém, se deixam levar pelo desânimo, o medo e a insegurança, e não encontram motivo e força para superar todo o mal que as rodeia.

Eis aí o ponto central da frase de Santo Agostinho: Todos passam por momentos difíceis. Em alguma parte da nossa história, tivemos (ou temos) a sensação de estarmos presos em alguma situação. O segredo da superação é a forma como encaramos essa dificuldade. Enquanto um vê a lama, o outro enxerga a estrela, a luz.

Ser cristão não nos torna imunes aos problemas. Ao mesmo tempo, podemos contar com a misericórdia e providência divina, que nos sustentam, animam e nos fazem lutar. Vencemos algumas batalhas e perdemos outras, mas encontramos em Cristo nossa razão, caminho e fim.

Depositemos em Jesus a nossa esperança, vida e dificuldades. Que ao olharmos pela janela, enxerguemos as estrelas, na certeza de que a luz de Deus nos ampara e nos ilumina pelo caminho. Amém!

Lígia Valezi da Silva

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão