O bispo Dom Nelson Westrupp, scj, começou a palestra aos Religiosos e Pessoas Consagradas na Diocese de Santo André, na Tarde de Espiritualidade no domingo (18), no Colégio Sagrado Coração de Jesus, no Centro de Santo André afirmando que “A perseverança na fidelidade. Este é um desafio para todos que assumiram um compromisso para valer com Deus”.
Dom Nelson ainda recordou que estamos vivendo o ano da vida consagrada. “Lembrando as palavras do nosso papa, temos que fazer memória agradecida, abraçar o futuro com esperança e viver o presente com paixão. Como está a qualidade da vida consagrada? Estou fazendo frutificar?”, questionou o bispo. “O carisma não é dado apenas ao instituto, mas para toda a Igreja”, ressaltou.
Ele destacou sobre quem cuida da vocação de cada um. “Jamais devemos perder de vista que Deus cuida e sustenta a nossa vocação. Se Deus não cuidasse, não conseguíramos nada. Por isso, precisamos se abrir para Ele e ir ao caminho que Ele aponta. E sem o Espírito Santo, a alma da Igreja e da minha consagração, não terá frutos. Não podemos cair na rotina”, alertou Dom Nelson, que também presidiu Santa Missa, que foi co-celebrada pelo Pe. Frei Hugo, OFMConv. (Sociedade Missionária dos Frades Menores Conventuais).
Segundo a coordenadora do Núcleo CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) de Santo André, a Ir. Edna Soares do Carmo (Irmãs de Santa Teresinha do Menino Jesus), o encontro serviu também para todos se confraternizarem. “Como são várias congregações, é bom ter o norte (caminho) comum. Também refletimos o chamado pessoal de Jesus, além de celebrarmos juntos”, explicou.
A Irmã Edna ainda pontuou sobre a programação deste ano que vai contar com um Sarau da Vida Religiosa (15 de agosto), Vigília em Memória dos Mártires da Vida Consagrada (26 de setembro) e o 1º Simpósio Teologal sobre a Vida Consagrada (dias 27 e 28 e 29 de outubro). Os locais ainda serão confirmados.