“Aos que me perguntam como estou, respondo que reina muita paz em meu coração”
A Catedral Nossa Senhora do Carmo foi o local que reuniu na tarde do domingo – 19 de julho – uma multidão de fiéis agradecidos pelo seu pastor, e um bispo consciente de ter sido fiel aos designíos de Deus. Ali, durante a celebração eucarística se recordava a data de 24 anos da ordenação episcopal de Dom Nelson Westrupp, scj e o carinho por parte dos diocesanos a este bispo que tanto se doou nestes quase doze anos em que esteve a frente da Diocese de Santo André, pastoreando o povo de Deus das sete cidades do Grande ABC.
Como Dom Nelson nos ensinou: “Na Igreja de Cristo não há aposentadoria, mas sim vida emérita”. Ao final da missa ao falar com a assembleia disse: “Vivo meu presente de forma apaixonada por Cristo e na esperança no futuro. Não se trata de despedida, mas de agradecimento, um momento de ação de graças. No dia 11 de setembro do ano passado, celebrei um hino de gratidão à Deus pela Graça da Vida. E por ter completado 75 anos, apresentei minha renúncia do ofício episcopal, conforme nos pede a Igreja. Fiz de forma consciente com meu dever e com plena serenidade de espírito. E desde, então, aguardava a resposta do Vaticano. Tenho em meu coração que é o Espírito Santo que governa a Igreja, os homens são apenas instrumento. E apenas aguardei”.
Foram belas suas palavras sobre este momento em que está deixando de ser bispo da Diocese de Santo André. “Aos que me perguntam como estou, respondo que reina muita paz em meu coração. Continuarei a administrar a Diocese até o próximo domingo, dia 26 de julho, quando meu sucessor será empossado como o quinto bispo da Diocese de Santo André. Nestes quase doze anos de episcopado aprendi muito com cada um dos diocesanos. Vocês me ensinaram a ser bispo. Sei que não consigo conhecer a todos pelo nome, mais saibam que estarão sempre em meu coração e em minhas orações”.
Dom Nelson também nos fez um pedido. “Amanhã, dia 20 de julho, começa o ano jubilar de minha ordenação episcopal, e o que eu peço de todos é que continuem rezando por mim”.
Carinho do povo
O Setor Juventude preparou uma bela homenagem ao nosso pastor. Seus integrantes apresentaram uma música feita especialmente para Dom Nelson. Dançaram levando emoção a toda assembleia, principalmente quando cantavam a frase: “Silêncio de profeta fala mais que mil canções”, e “Dando graças à Dom Nelson pela paz semeada entre nós”.
O Vigário Geral, Padre Roberto Marangon falou pelos sacerdotes. “São muitos os elementos que poderiam ser aqui colocados, mas resumindo em uma palavra, podemos dizer: Misericórdia. Um sentimento, uma verdade que sempre esteve em seus ensinamentos, em seu coração. Agradecemos por este período em que nos pastoreou. E agradecemos por continuar conosco nesta sua nova missão, um período de descanso e de reflexão”.
O Diácono João Lazaro, ao lado de sua esposa falou pelos diáconos. “O senhor ordenou nestes doze anos, 25 diáconos. Saiba que o senhor sempre foi sempre um rastro de Deus para todos nós. Aprendemos muito com esta convivência onde Perseverança e Misericórdia são palavras que sempre estiveram em seus ensinamentos”.
Roberto Vertamatti, ao lado de sua esposa Mirian, falou pelos leigos. “É muita responsabilidade falar neste momento. São muitos fatos marcantes que passam pela nossa mente. Me recordo vivamente do segundo Congresso Eucarístico, que aconteceu debaixo de muita chuva, em São Bernardo do Campo. Com certeza o senhor ajudou muito, a nós leigos e aos presbíteros em nossa caminhada. Nossa palavra é de gratidão. Peço que a assembleia dê uma salva de palmas à Dom Nelson”.
Fatos marcantes
Na missa, no momento da Procissão foram recordados alguns dos fatos marcantes da caminhada de Dom Nelson na Diocese de Santo André, tais como o prédio da Mitra Diocesana, um projeto audacioso que se transformou num sinal visível de Igreja e de Comunhão. Os encontros de Ministros. As Assembleias Diocesanas, os três Planos de Pastoral, a criação da Escola Diaconal São Paulo, a criação do Movimento Mães e Madrinhas Orantes pelos Sacerdotes, hoje com 102 grupos, e com a inclusão dos pais e padrinhos, a instalação dos três Santuários e da Basílica Menor, a ação do Movimento em Defesa da Vida e o apoio à vida religiosa, valorizando a vocação consagrada.
Ensinamentos
E por fim os ensinamentos que Dom Nelson nos passou em sua homilia. Cada uma destas frases possui o encanto de nos fazer pessoas melhores. Guardemos em nossos corações:
“Não passo de um copo. O que mata a sede é água e não o copo”.
“Deserto é o tempo da intimidade com Deus”.
“Deserto é o tempo para amadurecer a resposta adiada”.
“No silêncio do deserto acontece a escola da fé”.
“O melhor cristão é aquele que equilibra a oração com a ação”.