A exemplo do que já ocorreu no ano passado, também na tarde desta terça-feira, 25 de agosto – data de aniversário da saudosa Dra. Zilda Arns –, as agentes da Pastoral da Criança da Diocese de Santo André percorreram o Calçadão da Oliveira Lima no Centro desta cidade para conversar com as gestantes, avós, e mães com crianças.
Nossa reportagem ouviu Mariza Prieto, uma das voluntárias desta Pastoral, que tem como coordenadora Helisabete Sorvilo Alves e o Padre Marcio Rodrigues Pontes como assessor eclesial. Ela nos contou esta é mais uma oportunidade de divulgar o belo trabalho social que foi iniciado pela Dra. Zilda, hoje difundido para todo o Brasil e em mais de vintes países, com destaque para a África, numa região muito necessitada desta ação.
Mariza fala com entusiasmo desta iniciativa, que tem conseguido diminuir consideravelmente o índice de mortalidade infantil, o índice de obesidade na juventude e não permitir que doenças surjam em idade adulta. Tudo isto graças ao Programa dos Mil Dias, foco da atenção da Pastoral do Menor, que abrange os 270 dias da gestação, os 365 dias do primeiro ano de vida, e mais os 365 dias do segundo ano.
Esta pastoral ainda desenvolve outros programas como: Brinquedos e Brincadeiras, da Saúde Bucal e do Alimento das Hortas. As agentes recebem constantemente formações, e assim o grupo se torna capacitado para executar os trabalhos no entorno de suas paróquias.
Mariza também falou da alegria em poder executar este trabalho. “Dra. Zilda recebeu esta missão de Deus, e nós temos a felicidade de dar continuidade e fazer crescer esta ação. Estamos plantando uma sementinha que vai frutificar sempre. E a satisfação que sentimos em poder ajudar as mães, em ver o quanto de benefícios estamos trazendo para as crianças, é algo que nos anima sempre. Este trabalho nos transforma, por que temos certeza que estamos contribuindo para a realização do Reino de Deus”.