Diocese de Santo André

Dom Pedro e a Bula Papal

bula2

Com o coração pleno de alegria, Dom Pedro nos mostra a Bula Papal, datada de 27 de maio de 2015 e assinada pelo Papa Francisco, anunciando oficialmente o envio para pastorear a Diocese de Santo André.

Mas afinal, o que é uma Bula Papal? A que ela se destina? Porque recebe este nome? Porque torná-la pública?

A bula papal é um documento expedido pela Chancelaria Apostólica que recebe o selo e assinatura do Papa, atestando sua autenticidade. Uma bula possuí diversos fins, variando conforme o seu conteúdo.

A finalidade de uma bula pode estar relacionada a questões judiciais, administrativas, assuntos de fé, questões gerais, designações de bispos, como é nosso caso e assim sucessivamente.

Para entender porque recebe este nome e o porquê torna-la pública, faz-se necessário embarcar nos mares da história e também compreender a etimologia (origem) do termo.

O termo bula vem do latim “bulla” que significa selo ou sinete de forma redonda, que se prendia a um documento ou acompanhava uma carta, atestando-lhe a autenticidade.

Durante a antiguidade tardia e o período medieval os documentos denominados, bulas, eram enviados abertos e selados, ao passo que outros documentos eram assinados e fechados, pois eram destinados a indivíduos, com isto, as bulas adquiriram e mantiveram-se como um documento de caráter público.

No próprio texto da bula que segue anexada para download, o Papa Francisco pede que ela seja publicada e chegue ao conhecimento do clero e de todo o povo Deus ao qual se aplica o documento.

Faça o download: Bula Papal

Compartilhe:

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá