Diocese de Santo André

Igreja Católica recebe seu 5º Bispo

A região do Grande ABC vive dia histórico com a chegada de seu 5º bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini. Natural de Caconde, interior paulista, foi ordenado padre na Diocese de São João da Boa Vista. Passou por Campinas, como pároco e professor e, daí foi nomeado bispo diocesano de Amparo. Aos 63 anos de idade, 37 de padre e 4 de bispo, Dom Pedro toma posse hoje (26) na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, em missa campal, às 16h.

O episcopado na Igreja Católica é, antes de tudo, um serviço. Pela fé dos que recebem este ministério, é um serviço a Jesus que, mediante a sucessão dos apóstolos, exercem uma liderança, junto aos padres, diáconos e todo o Povo de Deus, em vista de seu múnus episcopal de governar, ensinar e santificar. O bispo santifica seu povo rezando por ele, presidindo os sacramentos e edificando a todos com o exemplo; ensina como mestre, pregador e guardião da fé crida e praticada; governa com autoridade para dirigir, organizar, legislar e administrar o que se fizer necessário para edificar e favorecer o rebanho a ele confiado.

Na Igreja Católica, o relacionamento entre os fiéis e o bispo deve ser de comunhão. Pelo batismo, todos, sem exceção, têm verdadeira dignidade e responsabilidade. O bispo, pastor do rebanho, não vê os fiéis numa condição de inferioridade ou passividade, mas como colaboradores na missão de testemunhar e anunciar a fé que professam.

Criada em 22 de julho de 1954, pelo Papa Pio XII, a Diocese de Santo André é formada pelas setes cidades do ABC Paulista. Em seus 61 anos de história, foram criadas 99 paróquias e mais de 250 comunidades. Marcada pela migração em busca de trabalho nas décadas de 60 a 90, as pastorais do Migrante e Operária foram um grande expoente neste período, juntamente com as diversas pastorais sociais. Hoje, com a situação social-geográfica modificada e o advento de novas necessidades sociais e espirituais, a Diocese de Santo André busca colocar em prática sua missão junto às mais diversas realidades. Em seu 7º Plano Diocesano de Pastoral, têm como prioridades, ser uma Igreja em estado permanente de missão; ser casa de iniciação à vida cristã; ser capaz de compreender a missão à luz da Palavra de Deus; ser uma comunidade de comunidades, incentivando a ajuda mútua entre as Igrejas presentes no ABC Paulista.

É neste clima de missão, espiritualidade e comunhão que os fiéis católicos do ABC Paulista acolhem Dom Pedro. Como afirma o novo bispo em seu lema: “In nomine Iesu” (Em nome de Jesus – Cf. Colossenses 3,17), que ele venha em Seu nome e ajude-nos a conhecer, amar e adorar o Senhor Jesus.

Pe Tiago Silva

Porta-voz da Diocese de Santo André

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/03/2025

Vicariato da Caridade Social define metas para 2025 e anuncia retiro diocesano

Dom Pedro Cipollini integra grupo que elabora guia de trabalho rumo às próximas Diretrizes da Igreja

Formação nas foranias destaca cuidado com a criação para a Campanha Fraternidade

Fé e Fraternidade em Quadra: 1º Campeonato InterParoquial une a juventude da Diocese de Santo André

Fé e esperança marcam a Peregrinação dos Enfermos e Idosos na Basílica Menor