Diocese de Santo André

Homilia missa exéquias do Pe. Wladys­law Simonsiewicz

3.9.2015 – Igreja Matriz da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em São Caetano do Sul

1ª Leitura:   Apocalipse 21, 1-7       Evangelho: João 21,5-7
Meus irmãos e irmãs, estamos reunidos para celebrar diante de Deus a vida de um sacerdote. Celebrar a gratidão desta vida doada por amor a Deus e aos irmãos. Sim esta é uma celebração de gratidão: “Cantarei eternamente a misericórdia do Senhor!”. Nossa Igreja de Santo André está de luto pela perda deste irmão, amigo e pai. Mas ao mesmo tempo nossa Igreja oferece a Deus este dom valioso. Cremos que de junto de Deus Pe. Wladyslaw será nosso amigo e intercessor.

Todos nós aqui reunidos, sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, queridos fiéis amigos e irmãos. Todos temos no coração este servo de Deus e ao estarmos aqui rezando por ele, recordamos sua vida e a convivência com ele. Agradeço sobremaneira os sacerdotes que aqui estão. Vieram cumprir o dever sagrado de sepultar o irmão de Presbitério. Muito obrigado, em nome de nossa Igreja! Tudo é benção e graça de Deus. A Eucaristia que celebramos fecha com chave de ouro esta vida sacerdotal, esta vida de cristão autêntico que iniciou-se em um país longínquo, a Polônia, no dia de seu batismo que o fez cristão. Consagrado para seguir Jesus, ele o seguiu com radicalidade no sacerdócio vivido com generosidade e fidelidade. Por tudo demos graças a Deus.

O Evangelho que acabamos de ouvir é um dos textos mais comoventes e dramáticos do Novo Testamento. Talvez o objetivo deste texto não seja somente levar-nos à fé, mas comover e fazer chorar como Jesus chorou diante de seu amigo morto.

Jesus conversa com as irmãs de Lázaro. Marta repreende Jesus porque não veio a tempo para livrar seu amigo da morte. As irmãs mandaram avisar, mas Jesus não se apressou para barrar o percurso da morte. Marta mesmo amargurada, expressa sua confiança em Jesus: eu sei que tudo o que pedires ao Pai te será concedido. Jesus responde que Lázaro ressuscitará.

Jesus deseja que Marta não se deixe fixar no horizonte limitado da morte física, mas se abra à fé em nosso destino eterno de uma vida que não tem fim. É isto: diante da morte o cristão deve pensar na vida eterna, na ressurreição e não na fixar-se na perda e no limite da morte física. Jesus quer nos fazer compreender que a verdadeira morte é aquela de quem não confia Nele, de quem não acredita na sua palavra de luz e vida.

Marta dialoga com Jesus e faz um itinerário de fé que a leva da tristeza e do luto para a fé viva em Jesus que é vida em plenitude. Imediatamente ela vai chamar Maria, vai levar a boa nova de sua descoberta a sua irmã. E a boa nova é esta: quem crê em Jesus não morrerá para sempre. Pode passar pela sombra da morte mas não morre: entra na vida!

Padre Wladyslaw fez também seu itinerário de fé. Nasceu em PILIKI na Polônia em 1925 onde foi batizado. Foi ordenado sacerdote em 03 de maio de 1953 na congregação dos padres do Oratório de S. Felipe Neri. Chegou à diocese de Santo André em 20 de setembro de 1973. Foi um bom missionário que serviu nossa Igreja em várias paróquias, estava disponível para o trabalho onde dele fosse preciso. Foi pároco desta paróquia do Sarado Coração de Jesus até o ano de 2004. Possuidor de grande inteligência e espiritualidade, soube sentir com a Igreja e com seu bispo. Enfermo e debilitado pela idade e pela doença, sofreu com dignidade, dando um grande exemplo de santidade na dor que o configurou a Cristo na cruz. Assistido pelo carinho da comunidade paroquial e pelo zelo fraterno do irmão no sacerdócio, Pe. Fernando Valadares da Silva, que foi seu “Cireneu”, entregou sua vida ao Senhor de forma definitiva e total no dia 02 de setembro de 2015. E certamente pode ouvir do próprio Cristo; “Vem servo bom e fiel entra no gozo de teu Senhor que te recebe e abraça”.

O itinerário de Pe. Wladyslaw foi longo, noventa anos, mas foi firme. Ele buscou Jesus Cristo com perseverança, e Jesus se deixou encontrar por ele.

Pe. Wladyslaw agora está na visão do novo céu e da nova terra que Deus prepara para os justos, como ouvimos na primeira leitura da Palavra aqui proclamada. Deus que faz novas todas as coisas, agora faz nova a vida deste sacerdote que o serviu com dedicação e fé. Suas faltas são perdoadas. A ele é dado beber para sempre da fonte da água viva que é o próprio Jesus. Este Jesus a quem ele serviu em sua longa vida, enxuga as lágrimas de seu rosto, talvez aquelas lágrimas de saudade de sua pátria distante, as lágrimas de aflição por ver a miséria dos irmãos sem poder fazer nada muitas vezes, as lágrimas de tristeza por não ser tão santo como gostaria de ser, as lágrimas de dor e de impotência diante do mal… Tudo isto agora é passado! O Senhor faz novas todas as coisas. Não há mais pranto nem luto, ele já vê tudo com os olhos de Deus para quem tudo vive. Enfim ele recebe hoje a sua herança que é o próprio Deus. O sacerdote renuncia a tudo para possuir a única herança que ele escolheu no dia de sua ordenação sacerdotal: Deus. É Deus que lhe diz: hoje você se torna meu filho para sempre. Meu filho no filho Jesus a quem pelo sacerdócio você foi configurado.

Rezemos pelo Pe. Wladyslaw e peçamos que ele ore por nós para que tenhamos a mesma fé de Marta e Maria, fé capaz de ver além da morte, a vida que nos é prometida e que não termina. Fé que nos faz agir no hoje da história com a caridade que viveu o padre que agora nós entregamos ao Senhor da vida, para que lhe dê a luz sem fim!

Meu agradecimento ao Pe. Fernando, pároco desta comunidade e a todos vocês que acompanharam o Pe. Wladyslaw no seu sofrimento, deram um belo testemunho de caridade cristã. Agradeço também a todos os que aqui estão e vieram cumprir uma obra de misericórdia às vezes esquecida: enterrar os mortos! Deus os abençoe a todos. AMÉM

Dom Pedro Carlos Cipollini

Bispo Diocesano de Santo André

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO