Bispo coroa imagem diocesana Mãe Peregrina de Schoenstatt

Em dia de festa para o Movimento Apostólico de Schoenstatt na Diocese de Santo André, o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini realizou a coroação da imagem diocesana da Mãe Peregrina (Mãe, Rainha e Vencedora três vezes Admirável de Schoenstatt!), em Santa Missa na Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo, neste domingo (20/9).

O pároco-reitor da Matriz, Pe. Giuseppe Bortolato, CS, o vigário Pe. Ervino Luiz Vivian, CS, o pároco da Nossa Senhora Aparecida (Alves Dias, São Bernardo), Pe. Paulo B. de Carvalho, e o secretário episcopal, Pe. Guilherme Melo Sanches, concelebraram a Santa Missa.

Para os coordenadores do Movimento na Diocese, Selma Gerbelli Tsamtsis e Henrique Sotere Tsamtsis, o domingo foi de grande alegria. “Estamos muito felizes em coroar a Mãe Peregrina, em consonância com nossa Igreja. Trabalhamos juntos com a Igreja, nas paróquias, na Diocese, rezamos o terço com as famílias. Já estava sendo tudo preparado espiritualmente para que ela fosse coroada”, disseram os coordenadores.

Dom Pedro destacou a simplicidade e a servidão de Nossa Senhora. “Maria é a mãe peregrina. Leva Jesus a Isabel. Maria é simples, pura, pobre, pequena diante de Deus, mas ela leva conforto à sua prima. O que Jesus iria ensinar (sobre servir ao próximo), Maria já praticava”, lembrou o bispo. “Precisamos tirar tudo aquilo que nos impede de realizar o amor ao serviço. Devemos nos apoiar na intercessão de Maria para participar da comunidade. Precisamos ser missionários a exemplo de Maria, levar Jesus ao próximo”, frisou Dom Pedro.

Coroação

A coroação da imagem diocesana não é simplesmente um gesto, mas um processo de conquista que envolve todo um estudo, como o do livro “Te coroamos, ó Mãe”.  Dentro desta publicação, por exemplo, estão as contribuições ao Capital de Graças – “são sacrifícios, trabalhos, alegrias, sofrimentos, boas obras, sobretudo, o esforço para vencer as más inclinações, paixões, egoísmo e todo o pecado que impede de vivermos bem a nossa Aliança batismal”, conforme define o site oficial do movimento. “Para nós, a coroação não é senão uma forma particular de Aliança de Amor com Maria; cremos firmemente que ela nos retribui tudo o que lhe doamos. Quer dizer, quando colocamos uma coroa sobre a sua fronte, ela nos alcança uma coroa. Daí a esperança de nestes dias sermos também coroados por ela. Só os príncipes e princesas, os reis e rainhas recebem uma coroa, ou seja, personalidades de pensar, atitude e sentimentos nobres” (Pe. José Kentenich, Congresso de Outubro de 1946, pág 39).

Além da coroação da diocesana, as imagens que representam as sete cidades da Diocese de Santo André e também das famílias foram coroadas pela primeira vez ou renovadas sua coroação. Mais informações, acesse: www.maeperegrina.org.br.