Dom Nelson aniversaria ao lado de sua família diocesana

O nosso Bispo Emérito, Dom Nelson Westrupp, scj, celebrou setenta e seis anos do dom da vida, presidindo a Missa em Ação de Graças, na noite de 11 de setembro, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, ocasião em que recebeu o carinho de um povo agradecido pelo seu pastoreio de quase doze anos como bispo da Diocese de Santo André.

Ao som da música e do coral formado pelos seminaristas da Diocese de Santo André, que emocionou a todos, o aniversariante citou que “Se comemoramos um aniversário é por que estamos vivos e fomos amados por Deus, antes mesmo de termos nascido”.

As pessoas presentes, também puderam receber uma nova lição de vida, quando Dom Nelson falou em sua homilia sobre as passagens bíblicas lidas. “Se usássemos o tempo para nos melhorarmos não sobraria tempo para cuidarmos da vida dos outros. É preciso corrigir a nós mesmos. Tirar a trave espessa da nossa mediocridade que não nos permite ver quão é belo o nosso irmão”, ensinou. E definiu depois: “Temos coração inflexível para quem julgamos, e um coração mole para quando vamos nos julgar. Mas com oração podemos destravar a trava que não nos deixa amar o próximo. É pela graça de Deus que sou o que sou, e compreendemos que nosso desafio é sermos melhor hoje do que fomos no dia que se passou”.

Padre Beto, Vigário Geral da Diocese, falou em nome do clero. Ele também recordou que o Diácono João Lázaro, presente no altar, também aniversaria nesta data. “Hoje é um dia para colocarmos no altar os nossos agradecimentos. Para louvamos por tantas maravilhas que recebemos, e pelo dom da vida de Dom Nelson. Aniversário é um dia muito especial. Um dia para lembrarmos o percurso de nossa existência, desde o tempo em que fomos crianças. Dom Nelson esteve em viagem familiar, mas fez questão de voltar para poder celebrar conosco. E isto é algo que fica marcado em nossos corações”.

Após a celebração Dom Nelson deixou seu coração falar e nos transmitiu que “Agradeço a todos que vieram comemorar comigo este que é a graça do Dom da vida. É por isso que toda manhã agradeço a Deus por mais um dia. Agradeço ao meu irmão, Dom Pedro, que fez questão de estar nesta noite celebrando comigo. Agradeço a presença solidária dos padres, diáconos, seminaristas, religiosos, as lideranças pastorais, os membros das novas comunidades, enfim, de todo povo de Deus. Saibam que a presença de vocês faz meu espírito exaltar de alegria”.

Dom Nelson explicou a questão familiar ao dizer que “Vocês são a minha família. Desde os meus onze anos e um pouquinho, quando sai de casa para me tornar um sacerdote de Cristo, passei a ganhar milhares de novos familiares. E hoje vocês compõem a minha família querida, são os meus parentes amados. Vocês tornaram meu aniversário mais feliz. Aprendi muito convivendo com vocês, aqui nesta Diocese. Deus lhes pague todo este carinho especial que recebo de cada um de vocês”, concluiu.

Texto: Humberto Pastore

Fotos: Fernando Minichello