Dom Pedro comemora cinco anos da ordenação episcopal

O dia 12 de outubro de 2010 foi marcante na vida do até então Pe. Pedro Carlos Cipollini. Foi nesta data que, pelas mãos do então arcebispo de Campinas (SP), dom Bruno Gamberini, Pe. Pedro se tornou Dom Pedro ao ser ordenado bispo – alguns dias depois assumiria a Diocese de Amparo (interior de São Paulo).

Mas esta data também se tornou importante para os fiéis do Grande ABC, já que Dom Pedro assumiu a Diocese de Santo André em julho deste ano. E ela não passou em branco. Em comemoração aos cinco anos de ordenação episcopal, o bispo presidiu Santa Missa na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, com a concelebração de diversos sacerdotes e a participação de diáconos, seminaristas e fiéis de toda a diocese.
Segundo o bispo, ele foi escolhido por vontade de Deus. “Agradeço à presença de muitos que vieram e a Deus por ser escolhido para bispo da Igreja. Quando não esperava isso, já tinha 58 anos. Imaginei que, com esta idade, se tivesse alguma coisa, já tinha passado, quando recebi a notícia do Núncio Apostólico que o Papa, na época, Bento XVI, tinha me escolhido para ser bispo. Confiei na força de Deus mais que no minha capacidade. Pensei: ‘se Deus tem mal gosto a culpa não é minha e Ele que me ajude’. Ele escolhe os que são fracos para confundir os fortes. A vida nos mostra isto toda hora”, recordou Dom Pedro.
Ele ainda destacou a importância de assumir a Diocese de Santo André. “Deus me dá força para executar a tarefa. Quando Deus nos pede algo para fazer, o primeiro interessado na tarefa é Ele porque a obra é Dele, a Igreja é Dele. Você está trabalhando para Ele, então Ele te ajuda. E também tenha a humildade para aceitar a ajuda dos irmãos. Ninguém é bispo sozinho. A função do bispo é preservar a fé, pregar o evangelho e estar à frente da Igreja. Peço que vocês orem muito por mim para que Deus ajude nas minhas fraquezas para que eu faça o melhor por esta Igreja de Santo André”, pediu Dom Pedro.
E neste pouco tempo há frente da Diocese de Santo André – pouco mais de dois meses -, o bispo já vem conquistando a todos. Veja abaixo o que algumas pessoas falaram e parabenizaram a Dom Pedro por estes cinco anos de vida episcopal.
Dom Nelson Westrupp, scj, bispo emérito de Santo André
“A caminhada foi feito de dedicação, serviço à Igreja de Jesus Cristo e com muito amor pelo rebanho do Bom Pastor. Há alguns meses, o Senhor da messe pediu algo mais exigente . O povo de Deus que lhe foi confiado tornou-se, como o senhor mesmo disse, conduzir um transatlântico. A graça de Deus, porém, a assistência do Espírito Santo não haverá de faltar jamais. Estou unido em oração e agradecido ao Bom Pastor pelos fecundos sim de seu ministério episcopal”.
Pe. Ademir Santos de Oliveira, vigário geral da Diocese e representando todos os padres
“Celebrando mais um ano de seu sim ao serviço episcopal e graças a este sim, a Igreja particular de Santo André se alegra e festeja junto com seu pastor rendendo ao bom Deus uma ação de graças (…) Sentimos tua presença aqui de Bom Pastor no meio de nós que nos conduz. Obrigado Dom Pedro por doar sua vida, com generosidade”.
Diácono Nilton e gestor Casa de Moradia do Parque Miami (Santo André).
“Foi muito bom participar desta celebração eucarística, com Dom Pedro celebrando os cinco anos de ordenação. Para nós é uma grata satisfação agora fazer parte da vida dele e de seu ministério. Que Nossa Senhora esteja sempre presente em sua caminhada”.

Rudnei Sertório, seminarista do 2º ano de teologia
“Neste pouco tempo que Dom Pedro está na diocese, já visitou o seminário três ou quatro vezes. É muito bom ter o bispo próximo de nós, conversando e rezando conosco. Esta proximidade dele é muito bom. Parabéns a Dom Pedro por estes cinco anos”.
Rosicler Citero Baldassin, integrante do Coral da Catedral
“Quero dar parabéns ao senhor bispo pela chegada até nós. Estamos muito felizes. Todos estão contentes porque ele é receptivo e muito afetivo. Estamos muito bem servidos e agradecidos a Deus por ter enviado Dom Pedro a nós”.
Ariane Delgado, Paróquia Sagrada Família (São Bernardo)

Pouco de Dom Pedro
Natural de Caconde (SP), ele nasceu em 4 de maio de 1952. Sua ordenação presbiteral ocorreu em 1978. Foi ordenado bispo no dia 12 de outubro de 2010. Escolheu como lema: “Em nome de Jesus”. Possui mestrado em Direito Canônico e doutorado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma.
De 2011 a 2015, esteve como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. Também já acompanhou a Pastoral Universitária do regional sul 1. Durante a 53ª Assembleia Geral, dom Pedro Carlos Cipollini foi nomeado presidente da Comissão para a Doutrina da Fé da, para o quadriênio 2015-2019.